quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Precisa mesmo mudar o regulamento da Série C?

(Foto: Bruno Gomes / Agência Diário)
Eu sou daqueles a favor de mudar o regulamento da Série C, não vou mentir que sou fã dos pontos corridos e para mim seria o mais justo, mas se os clubes não se organizam para tornar viável esse sistema, que pelo menos se organizem para tornar o mata-mata mais justo.

Eliminado pela terceira vez em quatro anos nas quartas-de-final, o Fortaleza iniciou uma campanha para mudança do regulamento e como os pontos corridos não será viável ainda para o biênio de 2016-2017, o clube junto com a Federação Cearense de Futebol e agora apoiados pela Federação Paraibana de Futebol querem trazer o mata-mata tendo as quartas disputadas não entre os grupos A e B e sim por equipes do mesmo lado na chave, uma verdadeira vergonha.

Nos dois outros anos que o Fortaleza passou em primeiro (2012 e 2014), ele teria enfrentado o Paysandu que teria sido o quarto lugar, curiosamente, se fosse pelos resultados da Primeira Fase, o Leão avançaria, mas em ambas as oportunidades, o time cearense foi eliminado nas quartas enquanto o Paysandu conseguiu o acesso nas duas vezes. Nesse ano, o Fortaleza teria enfrentado o Confiança-SE e se fosse pelos resultados da Primeira Fase, quem subiria seria a equipe sergipana.

Os times do Grupo A, até esse ano tinham melhor retrospecto frente aos times do Grupo B no mata-mata. Em 2012, cada grupo subiu duas equipes, a final acabou dando o título do lado B (Oeste) em cima do Icasa. Em 2013, três times do Grupo A avançaram ao acesso e a final foi justamente entre equipes desse grupo, com o Santa Cruz-PE sendo campeão em cima do Sampaio Corrêa-MA. Em 2014, duas de cada lado final ganha pelo Macaé-RJ do grupo B em cima do Paysandu do A. Nesse ano, o inverso de 2013, três do Grupo B e apenas um do Grupo A, por enquanto o Londrina (do B) está na frente na final, venceu por 1x0 em casa o Vila Nova-GO.

Com todo respeito, mas o Fortaleza não subiu sempre por puro incompetência, apesar de eu ver que em 2012, o Oeste realmente foi melhor, não vencer o Macaé e o Brasil de Pelotas em casa com 60 mil pessoas no estádio foi culpa unicamente do elenco tricolor, culpar o regulamento poderia apenas contra o Macaé, mas assinou o regulamento não adianta chorar, se sabia que corria o risco, perdeu por falta de competência.

O Fortaleza vai perdendo sua simpatia e identidade, vai ganhando fama de "chorão" por conta disso e a diretoria ao invés de se preocupar com regulamentos ridículos como esse, deveria consertar o que deveria (como melhorar as vantagens de quem tem melhor campanha) e montar o time de qualidade. Quem muito desvia atenção, não mostra o que realmente deveria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário