segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Os 3 melhores do mundo


Foram revelados hoje os três finalistas da Bola de Ouro da FIFA para 2015. O argentino Lionel Messi, o brasileiro Neymar e o português Cristiano Ronaldo estão na final para saber quem foi o melhor do mundo no último ano. Messi busca o quinto título e virar o recordista ultrapassando o francês Michel Platini, Neymar quer o primeiro prêmio e trazer o título de volta ao Brasil depois de oito anos, já Cristiano Ronaldo quer ganhar pelo terceiro ano seguido, se igualar a Messi e Platini. Nisso vou dar minhas impressões sobre a Bola de Ouro jogador por jogador:

-Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP/Portugal)

Chuteira de Ouro da Europa depois de ser artilheiro do Campeonato Espanhol na temporada 2014/2015, artilheiro da Champions ao lado de Messi e Neymar, Ronaldo assumiu a liderança histórica da artilharia de Real Madrid e da Liga dos Campeões, na atual temporada é o artilheiro novamente da Champions com 7 gols, no total são 16 gols em 18 partidas. Mas apesar do números impressionantes, eles, na minha opinião, maquiam o real futebol do gajo. Ronaldo está longe do que um dia já foi, está cada vez mais robótico e por mim sequer estaria entre os três finalistas. Um exemplo do engano que seus números trazem foi a partida contra o Shakhtar na semana passada pela Champions, Ronaldo teve uma partida horrorosa, inclusive cometeu um dos lances mais bizarros de sua carreira ao cair sozinho enquanto levava a bola, sumiu completamente quando o time ucraniano reagiu, mas mesmo assim ganhou dois gols, o que prova sua capacidade de anotá-los, mas prova também sua dependência de um elenco qualificado para tal.

-Neymar (Barcelona-ESP/Brasil)

Como eu te critiquei, e se duvidar critico, mas merece demais estar entre os três. Foi eleito a pouco o melhor sul-americano da La Liga na temporada 2014/2015, foi um dos artilheiros da Champions marcando em todos os mata-matas, sendo ainda artilheiro da Copa do Rei na temporada passada, atingindo a 5ª posição como maior artilheiro da Seleção Brasileira com apenas 23 anos, passando nomes como Bebeto, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e Jairzinho. São 16 gols em 17 partidas, sendo com 14 o artilheiro da La Liga. Neymar vem jogando muito e nesse momento vem sendo o melhor jogador desse início de temporada, mas ainda não é o momento de vitória, mas ele parece estar mais perto do que longe.

-Lionel Messi (Barcelona-ESP/Argentina)

Decidiu o título espanhol fazendo o gol do título, sendo artilheiro da equipe e vice da competição com 43 gols e ainda dando 18 assistências para ser o líder no quesito da La Liga. Na Copa do Rei foi um dos vice-artilheiros com 5 gols, marcando 2 na final, sendo um deles antológico que é um dos favoritos para ganhar o Prêmio Puskas. Foi um dos artilheiros da Champions com 10 gols, decidiu o confronto mais difícil da competição contra o Bayern de Munique, saiu como líder de assistências nutrindo seus companheiros com 6 delas, e mesmo sem marcar na final, fez a jogada do gol de desempate. Fez dois gols e foi o melhor em campo na Supercopa da UEFA, em uma partida mágica de 5-4 contra o Sevilla. Sem ele, a Argentina virou uma bagunça e nem na zona de classificação da Copa está, com ele foi finalista da Copa América perdendo o título nos pênaltis após seus companheiros perderam chances claras no fim do jogo. Depois de dois anos, parece claro e merecido que a Bola de Ouro volta para "Messias".

-Ficou de fora: Luis Suárez (Barcelona-ESP/Uruguai)

Marcar em todas as fases de mata-mata da Champions, fazer gol na final, ser o artilheiro do Barcelona na atual temporada com 18 gols, ser o raçudo diferencial na bola jogada e ainda decidir Superclássico? Luisito foi quem faltou nessa lista. Apesar dos números absurdos de Cristiano Ronaldo, nada mais do que justo que o trio MSN estivesse 100% representado na decisão, mas parece que a mordida em Chiellini ainda faz efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário