domingo, 29 de novembro de 2015

Clubes cearenses fora do estado

Guarany de Sobral campeão da Série D em 2010

Acabou a pouco a final da Copa Fares Lopes e pela primeira vez o Guarany de Sobral conquistou o título ao vencer o Guarani de Juazeiro por 2x1. O clube sobralense jogará pela primeira a Copa do Brasil em 2016, sendo o oitava clube cearense a disputar o torneio, uma grande diferença já que até a participação do Icasa em 2006, apenas o trio da capital (Ceará, Ferroviário e Fortaleza) tinham jogado nas dezessete primeiras edições, tendo cinco novos clubes nos últimos dez torneios.

Em homenagem a inédita classificação, hoje vamos falar dos clubes cearenses em torneios fora do estado, seja Nordestão, ou nas divisões do Brasileiro e até mesmo em Libertadores, confere aí.

-Série A do Brasileiro
Apenas os três principais clubes da capital disputaram a elite do Brasileiro. Ceará foi o primeiro a jogar em 1971 sendo o último lugar dentro os 20 clubes. O Fortaleza foi estrear em 1973 ficando em 18º lugar entre 40 times em disputa. O Ferroviário iniciou as disputas em 1979 na 69ª posição entre 94 clubes. A melhor posição fica com o Ceará em 7º lugar em 1985.

-Série B do Brasileiro
Oito clubes cearenses já disputaram a Segundona. Atualmente apenas o Ceará está nela depois de se salvar na bacia das almas contra o Macaé-RJ na tarde de ontem. Nos anos 70, clubes como Tiradentes, Calouros do Ar e Maguari disputaram a Segundona. Ferroviário jogou algumas edições nos anos 80-90, em 2002, o Guarany de Sobral voltou a disputar depois de duas décadas de ausência por conta da desistência do Malutrom-PR, não fez boa campanha e foi rebaixado. O Icasa também disputou algumas edições, com destaque para 2013 quando ficou em 5º lugar a um ponto do acesso. As melhores campanhas vieram com o Fortaleza, vice-campeão em 2002 e 2004.

-Série C do Brasileiro
Em 2014 Fortaleza e Icasa disputaram a Série C. O Leão bateu na trave na hora de subir e o Icasa foi rebaixado com a pior campanha. Até 2012, o Guarany de Sobral também disputou. Na última década Ferroviário, Itapipoca e Limoeiro chegaram a disputar e até sonhar com o acesso, o Ferrão chegou até a última rodada com chances de subir em 2006, já o Limoeiro jogou o quadrangular final em 2004. No fim dos anos 90, o Juazeiro também disputou. A melhor campanha pertence ao Icasa vice-campeão em 2012.

-Série D do Brasileiro
Nascida em 2009, a Quarta Divisão é a única que possui um título por equipe do estado. Na primeira edição o Ferroviário, único clube cearense a jogar as quatro divisões foi o representante. Além dele, Guarani de Juazeiro e Horizonte jogaram sem empolgar. O Tiradentes chegou até a jogar as quartas-de-final pelo acesso, mas caiu para o campeão Botafogo-PB. A melhor campanha fica com o campeão Guarany de Sobral em 2010, o clube ainda disputou em 2013 após cair na C, mas caiu na Primeira Fase.

-Copa do Brasil
Com o título do Guarany de Sobral, a equipe rubro-negro será a oitava do estado a jogar a competição. O primeiro foi o Fortaleza em 1989, até 2006, quando o Icasa estreou, além do Fortaleza, apenas Ceará e Ferroviário haviam participado. De lá pra cá, Horizonte, Guarani de Juazeiro e o Barbalha disputaram. A melhor campanha é do Ceará vice-campeão em 1994.

-Taça Brasil
A Taça Brasil foi o primeiro torneio nacional do Brasil, apenas América, Ceará e Fortaleza disputaram, e todos fizeram bonito. O América foi finalista do zonal nordestino em 1967, perdendo pro Náutico, sendo no geral o 5º colocado. O Ceará foi terceiro lugar em 1965, já a melhor campanha pertence ao Fortaleza que foi vice-campeão em 1960 e 1968.

-Torneio dos Campeões
Sim, você pode dizer que nenhum cearense jogou na Copa dos Campeões disputada entre 2000 e 2002, mas na verdade esse torneio é uma repaginada no Torneio dos Campeões disputado em 1982. O torneio organizado pela CBF contava apenas com os clubes finalistas de campeonatos nacionais e o Fortaleza participou. No Grupo D, o Leão ficou em 3º das 4 equipes e perdeu a classificação pelo número de vitórias. O grupo contava com Internacional-RS, Bahia-BA e Náutico-PE.

-Copa Norte-Nordeste
Entre 1968 e 1970, cinco equipes disputaram a Copa Norte-Nordeste. Calouros do Ar, Ferroviário e Guarany de Sobral. O Calouros chegou inclusive a disputar o quadrangular final nordestino na primeira edição, mas as melhores campanhas ficaram com Ceará em 1969 e com Fortaleza em 1970, conquistando seus títulos.

-Copa do Nordeste
Desde o torneio teste em 1994, com as disputadas entre 1997 e 2003, a tentativa de retorno em 2010 e a consolidação desde 2013, a Copa do Nordeste em suas doze edições só teve cinco clubes cearenses em disputa. O Guarany de Sobral jogou em 1994 e 2014, caindo nas duas edições nas quartas-de-final. Juazeiro jogou apenas a edição de 2000 saindo com apenas um ponto e o Ferroviário que foi em 1997 e 1999 jamais passou de fase. O Fortaleza duas vezes semifinalista, em 2001 e 2013 teve boas campanhas, mas o Ceará vice em 2014 e campeão em 2015 teve melhor sorte no torneio regional.

-Torneios Internacionais
Vice-campeão da Copa do Brasil em 1994, o Ceará jogou a Copa Conmebol de 1995. O alvinegro cearense caiu logo na Primeira Fase para o Corinthians nos pênaltis. Depois de muitos anos, a boa campanha do Vovô o levou novamente a um torneio internacional, dessa vez a Copa Sul-America em 2011. Novamente, o alvinegro caiu na fase inicial, perdendo dessa vez pro São Paulo. Como foi campeão da Copa do Nordeste esse ano, poderiam novamente disputar a Copa Sul-Americana, mas resolveram manter-se na disputa na Copa do Brasil e deram a vaga para o Bahia-BA. Mas é com o Fortaleza o maior drama. Classificado para jogar a Taça Brasil em 1968, o torneio só foi decidido em Outubro de 1969, com o Brasil sem levar nenhum clube por conta do problema das datas, o Botafogo-RJ e Fortaleza poderiam disputar a Libertadores de 1970. Sem avisar ao Leão que já se programava para disputar a competição em Fevereiro de 1970, a CBF novamente não inscreveu sem avisar a nenhum dos dois clubes classificados, justificando que atrapalharia a programação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo daquele ano e a violência dos adversários. Dos 22 convocados para o Mundial, nenhum do Fortaleza, três do Botafogo sendo 2 reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário