segunda-feira, 4 de junho de 2018

BORA NA COPA - PORTUGAL


Indo para a sua 5ª Copa consecutiva, Portugal é presença carimbada em todas competições desde os anos 90. A seleção que se acostumou a ter bons resultados chegou a uma semifinal de Copa do Mundo, foi campeã, vice e duas vezes semifinalista da Euro nesse período, e desde a geração de Figo e Rui Costa, mostra que pode almejar mais do que passar de fase.

Comandados pelo cinco vezes melhor do mundo Cristiano Ronaldo, atleta que mais jogou e marcou gols pela Seleção de Portugal, a equipe já não vive mais de uma dependência de sua super estrela. Nomes como Bernardo Silva, Raphaël Guerreiro e Adrien Silva se unem a experientes jogadores como Pepe, João Moutinho e o estreante em Copas, Ricardo Quaresma. Com uma equipe mais encorpada, sofreu apenas 1 derrota nas Eliminatórias, na estreia para a Suíça fora, depois venceram as 9 seguintes e avançaram sem precisar de repescagem pela primeira vez desde 2006.

Apelido: Seleção das Quinas
Federação: Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
Confederação: UEFA
Mais jogos: Cristiano Ronaldo, 149 jogos
Mais gols: Cristiano Ronaldo, 81 gols
Ranking FIFA: 4º lugar
Código FIFA: POR
Participações em Copa: 7ª participação
Melhor posição: 3º lugar em 1966
Material esportivo: Nike
Capitão: Cristiano Ronaldo
Expectativa: Quartas-de-Final

CONVOCADOS
GOLEIROS: Anthony Lopes (Lyon-FRA), Beto (Göztepe-TUR) e Rui Patricio (Sporting-POR)

DEFENSORES: Cédric Soares (Southampton-ING), Bruno Alves (Rangers-ESC), José Fonte (Dalian Yifang-CHN), Mário Rui (Napoli-ITA), Pepe (Beşiktaş-TUR), Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund-ALE), Ricardo Pereira (Porto-POR) e Rúben Dias (Benfica-POR)

MEIAS: Adrien Silva (Leicester City-ING), Bernardo Silva (Manchester City-ING), Bruno Fernandes (Sporting-POR), João Mário (West Ham-ING), João Moutinho (Mônaco-FRA), Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou-RUS) e William Carvalho (Sporting-POR)

ATACANTES: André Silva (Milan-ITA), Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Gelson Martins (Sporting-POR), Gonçalo Guedes (Valência-ESP) e Ricardo Quaresma (Beşiktaş-TUR)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-2-2-2)

TÉCNICO

Experiente, Fernando Santos fez sua carreira no futebol português e no grego. Com passagens importantes no Estoril Estrela da Amadora e no Porto, o treinador conquistou cinco títulos no Porto, entre eles um Campeonato Português. Depois fez história no futebol grego pelo AEK Atenas e no PAOK onde conquistou uma Copa da Grécia, foi eleito quatro vezes Técnico do Ano no país e foi eleito técnico da década. Em 2010, assumiu a Seleção da Grécia, levando os gregos às quartas da Euro de 2012 passando pela Rússia e pela dona da casa Polônia, caindo para a Alemanha e pela primeira vez às oitavas da Copa, em 2014, eliminando o Japão e a Costa do Marfim, caindo nos pênaltis para a Costa Rica. Em 2014, assumiu a Seleção de Portugal e conquistou com os gajos o título inédito da Eurocopa em 2016 e com um forte sistema defensivo e um contra-ataque mortal, Fernando Santos pode levar sua equipe a voos altos na Copa.

ARTILHEIRO

Aos 22 anos, o atacante André Silva é uma das maiores promessas do futebol português. Revelado pelo Porto, precisou de apenas duas temporadas como profissional para chamar atenção do planeta, sendo eleito Atleta Revelação da Champions em 2016. O destaque o levou ao Milan na temporada passada, mas com uma temporada de altos e baixos sua saída vem sendo especulada, mesmo com o técnico Gennaro Gattuso confirmando que pretende utilizá-lo. Na Liga Italiana foram apenas 2 gols em 24 jogos, mas foi na Liga Europa que André Silva impressionou pelo Milan, marcando 8 gols e dando 1 assistência em 14 partidas. Pela Seleção de Portugal, foi o vice-artilheiro das Eliminatórias marcando 9 gols em 10 jogos, atrás apenas de Cristiano Ronaldo autor de 15 gols. Em menos de dois anos como jogador da seleção lusitana foram 12 gols em 22 jogos e titularidade garantida ao lado de Cristiano.

CAPITÃO

Capitão, maior jogador, atleta com mais jogos e gols pela Seleção Portuguesa, Cristiano Ronaldo cabe em todas as opções que fossemos colocar aqui. Dono de inúmeros recordes e títulos, cinco vezes melhor do mundo e vencedor dos dos últimos dois anos, atual campeão de 4 das últimas 5 Champions League com um tricampeonato consecutivo, o português vive um momento dourado aos 33 anos. Apesar disso tudo, seu desempenho em Copas do Mundo ainda é pouco, foram apenas 3 gols em Mundiais, um em cada um que disputou (2006, 2010 e 2014), caindo nas oitavas em 2010 e na Primeira Fase em 2014, sua melhor participação foi ainda em 2006 quando chegou às semifinais, mas ainda como jovem promessa. Ronaldo quer em 2018 mudar sua história com as Copas e terminar de vez suas comparações com Eusébio. 

CRAQUE

Aos 23 anos, depois de Cristiano Ronaldo, o meia Bernardo Silva é hoje o português de maior sucesso no continente europeu. Destaque do Mônaco semifinalista da Champions 2016-2017 ao lado do jovem francês Kylian Mbappé, Bernardo Silva chegou a pedido de Pep Guardiola ao Manchester City na última temporada. Mesmo com o sistema de rodízio de Pep, Bernardo atuou em 53 partidas na temporada, marcando 9 gols e dando 11 assistências vencendo a Premier League e a Copa da Liga. Convocado desde 2015, ficou fora da Euro 2016 por contusão, mas será peça chave na armação e contra-ataque português nessa Copa do Mundo. Por Portugal, Bernardo atuou em 24 partidas, marcou 2 gols e deu 5 assistências.

OLHO NELE

Com apenas 21 anos, Gonçalo Guedes foi um dos principais wingers da última temporada na Espanha. Revelado pelo Benfica, se destacou no time B do clube e foi eleito a Revelação da Temporada 2014-2015 da Segunda Liga Portuguesa e logo subiu ao time principal onde ajudou no título português. O destaque levou o Paris Saint-Germain a desembolsar 30 milhões de euros no jogador, mas sem muitas oportunidades foi emprestado ao Valencia na temporada 2017-2018. Com 6 gols e 11 assistências em 40 jogos, foi o líder de passes para gol da equipe na temporada. Por Portugal joga desde 2011 na equipe sub-15 passando por todas as categorias da equipe. Pelo time principal foram 9 partidas, marcando 1 gol e 1 assistência. Gonçalo será uma ótima alternativa no segundo tempo e nos jogos que entrar será uma grata surpresa.

QUEM FICOU FORA

Aos 31 anos, Nani é o segundo maior artilheiro da Seleção Portuguesa em atividade com 24 gols. Um dos destaques no título da Euro em 2016, o experiente jogador com boas passagens por Sporting e Manchester United, Nani possui 112 jogos por sua equipe, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Figo. Emprestado à Lazio na última temporada, Nani atuou em 23 partidas, marcou 3 gols e deu 4 assistências, porém não conseguiu fazer um jogo completo e nem se firmar no time titular de seu clube por conta de lesões na coxa. Isso foi o suficiente para Fernando Santos deixar o meia de fora do Mundial.

JOGOS DE PORTUGAL NA COPA
15 de Junho - Portugal x Espanha (15:00) - Olímpico de Fisht, Sochi
20 de Junho - Portugal x Marrocos (09:00) - Luzhniki Stadium, Moscou

Nenhum comentário:

Postar um comentário