quarta-feira, 6 de junho de 2018

BORA NA COPA - ARGENTINA


Atual vice-campeã da Copa do Mundo, também atual vice-campeã das duas últimas Copas América, a Argentina não levanta uma taça desde 1993, distante o suficiente para que quatro dos convocados nem tivessem nascido ainda. Ainda sim, a equipe não inspira confiança de ninguém e se mostra totalmente dependente da estrela Lionel Messi.

A vaga só veio na última rodada em vitória contra o Equador com três gols de Messi e apesar da vitória sobre a Itália por 2x0 em amistoso, as derrotas por 4x2 para a Nigéria e o assombroso 6x1 sofrido para a Espanha acendeu o sinal amarelo para os hermanos. As ausências de jogadores em boa fase com o goleiro Gerónimo Rulli da Real Sociedad, o volante Matías Kranevitter do Zenit, e principal dos atacantes Lautaro Martínez do Racing e Mauro Icardi da Internazionale deixam o clima complicado entre os argentinos.

Apelido: La Albiceleste
Federação: Asociación del Fútbol Argentino (AFA)
Confederação: CONMEBOL
Mais jogos: Javier Mascherano e Javier Zanetti, 143 jogos
Mais gols: Lionel Messi, 64 gols
Ranking FIFA: 5º lugar
Código FIFA: ARG
Participações em Copa: 17ª participação
Melhor posição: Campeões em 1978 e 1986
Material esportivo: Adidas
Capitão: Lionel Messi
Expectativa: Título


CONVOCADOS
GOLEIROSFranco Armani (River Plate-ARG), Nahuel Guzmán (Tigres-MEX) e Willy Caballero (Manchester City-ING)

DEFENSORES: Cristian Ansaldi (Torino-ITA), Gabriel Mercado (Sevilla-ESP), Federico Fazio (Roma-ITA), Marcos Rojo (Manchester United-ING), Nicolás Otamendi (Manchester City-ING) e Nicolás Tagliafico (Ajax-HOL)

MEIAS: Ángel Di María (Paris Saint-Germain-FRA), Eduardo Salvio (Benfica-POR), Enzo Pérez (River Plate-ARG), Éver Banega (Sevilla-ESP), Giovani Lo Celso (Paris Saint-Germain-FRA), Javier Mascherano (Hebei China Fortune-CHN), Lucas Biglia (Milan-ITA), Marcos Acuña (Sporting-POR) e Maximiliano Meza (Independiente-ARG)

ATACANTES: Cristian Pavón (Boca Juniors-ARG), Gonzalo Higuaín (Juventus-ITA), Lionel Messi (Barcelona-ESP), Paulo Dybala (Juventus-ITA) e Sergio Agüero (Manchester City-ING)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-3-3)

TÉCNICO

O treinador argentino Jorge Sampaoli começou sua carreira de técnico no futebol peruano e por lá ficou nos anos iniciais. Passou rapidamente pelo Emelec do Equador, mas foi no Chile que atingiu sucesso, mais especificamente no Universidad de Chile onde conquistou três títulos chilenos e uma Copa Sul-Americana, assumindo a Seleção Chilena em 2012. Pelos chilenos conquistou uma Copa América em 2015, o primeiro título do país na história e eliminou a Espanha na Copa de 2014, deixando o Chile para assumir o Sevilla, em 2016. Um ano depois, assume a Argentina no lugar de Edgardo Bauza com a missão de classificar os hermanos para a Copa. Porém, até aqui Sampaoli não convenceu e mesmo atingindo o objetivo, a equipe não encontrou padrão e gera desconfiança geral da torcida pelas escolhas em atletas como Mascherano e Banega que não vivem boa fase e pelo sistema muito aberto que fez a Argentina levar 10 gols nos últimos 5 amistosos.

ARTILHEIRO

Sérgio Agüero é o terceiro maior artilheiro da história da Seleção Argentina com 37 gols, porém não marcou nenhum gol nas últimas Eliminatórias e disputa a vaga no ataque com Gonzalo Higuaín. O centroavante é o maior artilheiro da história do Manchester City com 199 gols e quer recuperar a confiança na Argentina. Treinado por Pep Guardiola marcou 30 gols em 39 partidas sendo o artilheiro da equipe na temporada ajudando sua equipe no título da Premier League e fazendo ao lado de Salah e Kane o ataque da competição na temporada.

CAPITÃO

Faltam palavras para falar do maior jogador da atualidade ao lado de Cristiano Ronaldo. Lionel Messi conquistou tudo e mais um pouco pelo Barcelona, mas ainda não conseguiu levar um troféu com o time profissional da Argentina. Messi é o maior artilheiro da história de sua Seleção e o terceiro jogador com mais partidas disputadas, com ele, a Argentina chegou em 4 finais dos 8 torneios que disputou, mas ainda sem ser campeã. Maior artilheiro da história das Eliminatórias Sul-americanas ao lado de Luis Suárez com 21 gols, marcou 7 gols na última, três no jogo decisivo contra o Equador e sendo responsável por simplesmente em 69.3% dos gols do time na campanha. 

CRAQUE

Destaque do Paris Saint-Germain, Ángel Di María foi junto com Javier Mascherano e Lionel Messi um dos destaques argentinos na Copa de 2014. Aos 30 anos, o ponta atuou em todas as 18 partidas nas Eliminatórias, mas não desempenhou o melhor futebol marcando apenas 2 gols e dando 3 assistências, sendo bastante criticado nas partidas em que deveria assumir o protagonismo na ausência de Messi. Depois de uma passagem irregular no Manchester United, o jogador se reencontrou na França, e no PSG atuou em 45 partidas na temporada, marcando 21 gols e dando 15 assistências, temporada os melhores números de sua carreira. 

OLHO NELE

Normalmente quem acompanha o Paris Saint-Germain critica um bocado o volante Giovani Lo Celso, porém esse jovem meia central de 22 anos pode ser uma das gratas surpresas nesse Mundial. Originalmente meia central, Lo Celso terá mais espaço com Sampaoli para subir ao ataque e mostrar sua qualidade, especialmente tendo Lionel Messi para jogar pelo seu lado e puxar a marcação. Lo Celso atuou em 48 partidas na última temporada, marcando 5 gols e dando 6 assistências. Pela Argentina são apenas 5 jogos, mas já deu 2 assistências, no amistoso contra a Itália e no contra o Haiti na última semana.

QUEM FICOU FORA

Aos 25 anos, o centroavante Mauro Icardi é o atacante argentina que mais chama atenção no futebol europeu no momento, mas com um extra-campo complicado, Icardi acabou vendo sua chance de jogar a Copa do Mundo ir para o espaço. Mesmo na pré-lista, o atacante sabia que seria difícil sua ida por seu relacionamento ruim com os demais colegas de Seleção. Autor de 29 gols na temporada 2017-2018, foram apenas 4 partidas pela Albiceleste, e suas atuações também não ajudaram a ganhar a vaga contra os mais experientes Sergio Agüero e Gonzalo Higuaín. 

JOGOS DA ARGENTINA NA COPA
16 de Junho - Argentina x Islândia (10:00) - Spartak Arena, Moscou
21 de Junho - Argentina x Croácia (15:00) - Nizhny Novgorod Stadium, Níjni Novgorod
26 de Junho - Nigéria x Argentina (15:00) - Zenit Arena, São Petersburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário