sexta-feira, 25 de maio de 2018

BORA NA COPA - IRÃ


Pela primeira vez o Irã se classifica para duas Copas do Mundo de forma consecutiva. Pela primeira vez os iranianos terão mais atletas atuando no exterior do que no país atuando no mundial, são 14 jogadores em clubes fora do Irã, cinco a mais do que em 2014 onde nove atuavam no exterior, enquanto em 2006 eram sete atletas, três em 1998 e nenhum em 1978.

Dezenove anos depois que o atacante Ali Daei assinou com o Arminia Bielefeld da Alemanha e sendo o primeiro jogador do país a atuar em uma liga de elite na Europa, hoje são doze jogadores atuando no continente, sendo onze em clube de Primeira Divisão. Com campanha invicta nas Eliminatórias, o Irã venceu 12 partidas e empatou 6, fazendo 36 gols e sofrendo apenas 5 gols, mostrando o forte sistema defensivo com uma linha de 4 bem formada e dois volantes de saída.

Apelido: Os Príncipes da Pérsia
Federação: Fedrāsion-e Futbāll-e Irān (FFIRI)
Confederação: AFC
Mais jogos: Javad Nekounam, 151 jogos
Mais gols: Ali Daei, 109 gols
Ranking FIFA: 36º lugar
Código FIFA: IRN
Participações em Copa: 5ª participação
Melhor posição: 14º lugar em 1978
Material esportivo: Adidas
Capitão: Masoud Shojaei
Expectativa: Primeira Fase

CONVOCADOS
GOLEIROS: Alireza Beiranvand (Persepolis-IRA), Amir Abedzadeh (Marítimo-POR) e Mohammad Mazaheri (Zob Ahan-IRA)

DEFENSORES: Jalal Hosseini (Persepolis-IRA), Milad Mohammadi (Akhmat Grozny-RUS), Mohammad Reza Khanzadeh (Padideh-IRA), Morteza Pouraliganji (Al Sadd-CAT), Pejman Montazeri (Esteghlal-IRA), Ramin Rezaeian (Oostende-BEL) e Rouzbeh Cheshmi (Esteghlal-IRA)

MEIAS: Ali Gholizadeh (Saipa-IRA), Ashkan Dejagah (Nottingham Forest-ING), Ehsan Hajsafi (Olympiacos-GRE), Masoud Shojaei (AEK Atenas-GRE), Mehdi Torabi (Saipa-IRA), Omid Ebrahimi (Esteghlal-IRA), Saeid Ezatolahi (Amkar Perm-RUS), Saman Ghoddos (Östersund-SUE) e Vahid Amiri (Persepolis-IRA)

ATACANTES: Alireza Jahanbakhsh (AZ Alkmaar-HOL), Karim Ansarifard (Olympiacos-GRE), Mehdi Taremi (Al-Gharafa-CAT), Reza Ghoochannejhad (Heerenveen-ALE) e Sardar Azmoun (Rubin-RUS)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-2-3-1)

TÉCNICO

Nascido no Moçambique Português em 1953, Carlos Queiroz é um dos principal técnicos da história de Portugal. Assistente do Estoril Praia em 1984, assumiu a Seleção Sub-20 do país em 1989, conquistando duas Copas do Mundo Sub-20 em 1989 e 1991, revelando nomes como Capucho, João Pinto, Figo e Rui Costa. Após falhar em se classificar para a Euro de 92, Portugal confirmou Queiroz como seu técnico.

Sem sucesso em classificar para a Copa de 94, Queiroz assumiu o Sporting Lisboa na temporada 1994-1995, sendo campeão da Taça de Portugal e da Supercopa. Rodou pelo Metrostars dos Estados Unidos, Nagoya Grampus do Japão, pelas Seleções do Emirados Árabes e da África do Sul. Foi em duas oportunidades auxiliar de Alex Ferguson no Manchester United em 2002-2003 e de 2004 à 2008. Nesse meio período treinou o Real Madrid onde foi campeão da Supercopa da Espanha em 2003, e deixou o United para assumir Portugal no lugar do brasileiro Luis Felipe Scolari em 2008. Sem sucesso novamente com a equipe nacional, está desde 2011 no Irã e será o primeiro técnico a comandar o país em duas Copas. Defensivo, com gosto por um jogo pragmático, seu Irã é uma seleção chata de se vencer.

ARTILHEIRO

Aos 23 anos, Sardar Azmoun é titular da Seleção Iraniana desde 2015. Foram 23 gols em 31 jogos e seu destaque vem desde as seleções de base com 30 gols em 29 jogos pelas equipes sub-17, sub-20 e sub-23 de seu país.

Depois de iniciar a carreira no Sepahan, o atacante foi para o Rubin Kazan em 2013, depois de duas temporadas no Rostov, Azmoun retornou ao Rubin onde atuou na última temporada. Bom no jogo aéreo e posicionamento impecável, Azmoun é a esperança de gols de seu país na Rússia.

CAPITÃO

Aos 33 anos, Masoud Shojaei é convocado para a Seleção Iraniana desde 2004 e é o único atleta do atual elenco a ter jogado a Copa do Mundo de 2006. Meia ofensivo, Shojaei está a dez anos no futebol europeu tendo passagem por Osasuna e Las Palmas da Espanha, Panianos da Grécia e está no AEK Atenas. 

"O Mago Persa" como é chamado é conhecido pelos dribles curtos e passes rápidos, o experiente meia é o armador da Seleção e liderança em campo.

CRAQUE

Artilheiro da última Eredivisie (Primeira Divisão Holandesa) com 21 gols, Alireza Jahanbakhsh é um perigoso ponta que é a principal ameaça iraniana na Copa. Desde 2013 no futebol holandês quando fechou com o NEC, fechou em 2015 com seu atual clube, o AZ Alkmaar onde foi vice-campeão da Copa da Holanda nas últimas duas temporadas.

Com 4 gols e 3 assistências em 36 partidas pelo Irã, Jahanbakhsh é veloz e de ótima finalização, e é com ele que as principais jogadas de sua seleção são esperadas. 

OLHO NELE

Com apenas 21, Saeid Ezotolahi é uma das principais promessas do futebol itaniano. Desde 2015 esse alto volante (1,90 m) é titular da seleção principal de seu país, e teve passagens pelo Atlético Madrid, Rostov da Rússia e nas últimas duas temporadas foi emprestado ao Anzhi e ao Amkar Perm, também da Rússia. 

Bom passe, jogada aérea perigosa e técnico, Ezotolahi apesar de jovem é um dos principais jogadores do sistema defensivo do Irã.

QUEM FICOU FORA

Kaveh Rezaei esteve na pré-lista iraniana para a Copa do Mundo. Esse atacante de 26 anos teve destaque nas seleções de base do país, sendo artilheiro dos Campeonatos Sub-16 e Sub-22 da AFC. Rezaei se destacava como artilheiro e bom assistente, tendo sido inclusive principal assistente do campeonato nacional em 2017. O destaque o levou ao Charleroi da Bélgica na última temporada. Na Europa, Rezaei começou a ser convocado sempre para a Seleção, tendo 9 participações e 1 gol, porém não foi o suficiente para estar na lista final.

JOGOS DO IRÃ NA COPA
15 de Junho - Marrocos x Irã (12:00) - Zenit Arena, São Petersburgo
20 de Junho - Irã x Espanha (15:00) - Kazan Arena, Kazan

Nenhum comentário:

Postar um comentário