terça-feira, 5 de junho de 2018

BORA NA COPA - PERU


Depois de 36 anos, o Peru está de volta a uma Copa do Mundo. Com muita raça, determinação e polêmica, os peruanos retornam aos mundiais pensando em passar de fase, algo que não acontece desde a Copa da Argentina em 1978. A vaga veio apenas na Eliminatória, tirando o atual bi-campeão da Copa América, Chile, da disputa. A ironia vem porque o Chile reclamou junto a FIFA sobre a escalação de um jogador irregular da Bolívia, ganhando dois pontos e dando ao Peru três pontos, já que o mesmo havia perdido a partida, chegando ao fim dos 18 jogos, as duas seleções com 26 pontos e o Peru na repescagem pelo saldo de gols.

Mesmo assim, a vaga foi sofrido, o Peru conquistou após empatar em 1x1 com a Colômbia em polêmico gol contra de Ospina que desviou um tiro livre indireto cobrado por Paolo Guerrero, enquanto o Chile era superado sem dificuldades pelo Brasil por 3x0 e perdia todo seu saldo positivo. As polêmicas não pararam, foi a vez da grande estrela do país, Paolo Guerrero ser suspenso provisoriamente por 30 dias, não atuando nas partidas contra a Nova Zelândia.

Depois de um 0x0 na Oceania, quase 40 mil pessoas fizeram a festa e empurraram o Peru de volta à Copa com um 2x0. Guerrero recebeu o primeiro julgamento dias depois e foi suspenso por 6 meses. O atacante retornou em maio desse ano, mas recebeu uma nova suspensão de 8 meses que o tiraria do Mundial. Porém, de última hora e em último recurso, o atacante teve sua pena adiada para depois do torneio e realizará o sonho de jogar a Copa do Mundo.

Apelido: Los Incas e La Blanquirroja
Federação: Federación Peruana de Fútbol (FPF)
Confederação: CONMEBOL
Mais jogos: Roberto Palacios, 128 jogos
Mais gols: Paolo Guerrero, 34 gols
Ranking FIFA: 11º lugar
Código FIFA: PER
Participações em Copa: 5ª participação
Melhor posição: 7º lugar em 1970
Material esportivo: Marathon
Capitão: Paolo Guerrero
Expectativa: Oitavas-de-Final

CONVOCADOS
GOLEIROSCarlos Cáceda (Veracruz-MEX), José Carvallo (UTC-PER) e Pedro Gallese (Veracruz-MEX)

DEFENSORES: Alberto Rodríguez (Junior Barrinquilla-COL), Aldo Corzo (Universitario-PER), Anderson Santamaría (Puebla-MEX), Christian Ramos (Veracruz-MEX), Luis Advíncula (Lobos-MEX), Miguel Araujo (Alianza Lima-PER), Miguel Trauco (Flamengo-RJ) e Nilson Loyola (Melgar-PER)

MEIAS: Andy Polo (Portland Timbers-EUA), Christian Cueva (São Paulo-SP), Edison Flores (Aalborg-DIN), Paolo Hurtado (Vitória Guimarães-POR), Pedro Aquino (Lobos-MEX), Renato Tapia (Feyenoord-HOL), Wilder Cartagena (Veracruz-MEX) e Yoshimar Yotún (Orlando City-EUA)

ATACANTES: André Carrillo (Watford-ING), Jefferson Farfán (Lokomotiv Moscou-RUS), Paolo Guerrero (Flamengo-RJ) e Raúl Ruidíaz (Monarcas Morelia-MEX)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-2-3-1)

TÉCNICO

Aos 60 anos, o argentino Ricardo Gareca é um treinador bastante rodado no futebol sul-americano. Com passagens pelo futebol argentino, colombiano, peruano e brasileiro, Gareca tem um trabalho bem feito no Peru e é ídolo nacional. Seu primeiro destaque foi com o Talleres onde foi campeão da Segunda Divisão Argentina em 98 e levou a modesta equipe ao título da Copa Conmebol em 99, o único torneio internacional do clube. Rodou muito, com trabalhos bons e ruins até chegar ao Universitário do Peru onde foi campeão do Apertura peruano em 2008, que lhe credenciou a treinar o Vélez Sarsfield. No Vélez foram três títulos argentinos, bons resultados e a chance de treinar o Palmeiras que começava a fazer grandes investimentos. Sem sucesso no alviverde, logo foi sacado e em fevereiro de 2015 assumiu o Peru, sendo terceiro lugar da Copa América daquele ano e levando sua seleção às quartas-de-final da Copa América Centenário em 2016, eliminando o Brasil pelo caminho. Nas Eliminatórias venceu o Uruguai e arrancou dois empates contra a Argentina, chegando a repescagem e a vaga para a Copa do Mundo depois de 36 anos. Com um estilo de jogo leve, ofensivo e bem rápido, o Peru pode surpreender comandado por Gareca.

ARTILHEIRO

Aos 33 anos, o experiente Jefferson Farfán tem carreira sólida no futebol europeu. Tetra-campeão holandês pelo PSV, campeão da Copa da Alemanha pelo Schalke 04, na última temporada foi um dos destaques do Lokomotiv Moscou no título russo marcando 10 gols e dando 6 gols na campanha. Pelo Peru são 25 gols em 81 partidas, marcando 3 gols nas Eliminatórias e deixando mais um na repescagem contra a Nova Zelândia. Depois de Farfán, se o Peru precisar de gols, olho na ponta, Jefferson Farfán irá se aproveitar disso.

CAPITÃO

Como você viu acima, a ida de Paolo Guerrero à Copa do Mundo não foi nada fácil. Esse centroavante de 34 anos é a maior estrela do futebol peruano desde Teófilo Cubillas e além de capitão de sua Seleção é o maior artilheiro dela em todos tempos com 34 gols marcados. Artilheiro de duas Copas América 2011 e 2015, Guerrero passou pelo Bayern de Munique e fez sucesso no Hamburgo antes de chegar no Corinthians em 2012. Em quatro temporadas conquistou o Mundial de Clubes, o Brasileiro, virou o maior artilheiro estrangeiro do clube com 54 gols, foi Seleção do Campeonato Brasileiro até chegar no Flamengo seu atual clube. Nas Eliminatórias foi o artilheiro ao lado de Edison Flores com 5 gols e foi dele o chute que Ospina falhou fazendo gol contra, levando o Peru para a repescagem. Paolo queria a Copa e estará nela.

CRAQUE

A relação entre Christian Cueva e são-paulinos é de amor e ódio, mas com os peruanos é um romance com lindas páginas. O meia do São Paulo é hoje um dos principais jogadores da sua seleção, foi autor de 4 gols nas Eliminatórias e é titular absoluto e indiscutível de Gareca. São 8 gols em 44 partidas pelo Peru e será pelos pés de Cueva que a criação peruano irá passar e o time deverá funcionar. 

OLHO NELE

Ponta-direita de 26 anos, André Carrillo é um dos jogadores dignos de menção na Seleção do Peru. O atleta teve passagem de muito destaque no Sporting Lisboa, mas dificuldades na renovação do contrato na temporada 2015-2016 levaram o clube a suspender o jogador, acusando-o de má fé. Carrillo mudou de casa, mas não de cidade e se transferiu para o Benfica onde foi campeão português, mas em uma temporada irregular acabou emprestado para o Watford da Inglaterra. No futebol inglês não se firmou, marcou 2 gols e deu 2 assistências em 32 jogos, e não conseguiu se manter na titularidade. Pelo Peru, Carrillo é um perigoso jogador, responsável por comandar fortes e rápidos contra-ataques já marcou 5 gols e deu 7 assistências em 45 partidas pela seleção, e deve fazer com Farfán e Flores o inferno das laterais no Mundial.

QUEM FICOU FORA

Com 39 anos, Claudio Pizarro foi uma das grandes estrelas peruanas das últimas décadas. Maior artilheiro estrangeiro da Bundesliga, passagens destacadas pelo Bayern Munique e Werder Bremen, o centroavante do Colônia jogou na Seleção do Peru até 2016. Autor de 20 gols em 86 partidas, Pizarro nunca aposentou oficialmente da Seleção e até falou publicamente que gostaria de jogar a Copa do Mundo, inclusive indicando uma possível aposentadoria após o torneio. O atacante inclusive foi envolvido em uma polêmica quando a mãe de Paolo Guerrero o acusou em uma rádio do país de estar por trás do doping do filho e de um complô para tirá-lo do Mundial para a participação de Pizarro. Porém, o experiente atacante ficou fora até mesmo da pré-lista e ainda estuda se renova com o Colônia ou procura outro clube para mais uma temporada ou se encerra sua carreira. 

JOGOS DA FRANÇA NA COPA
16 de Junho - Peru x Dinamarca (11:00) - Mordovia Arena, Saransk
21 de Junho - França x Peru (12:00) - Central Stadium, Ecaterimburgo
26 de Junho - Austrália x Peru (11:00) - Olímpico de Fisht, Sochi

Nenhum comentário:

Postar um comentário