segunda-feira, 4 de junho de 2018

BORA NA COPA - DINAMARCA


Depois de ficarem fora em 2010, os dinamarqueses retornam ao mundial nessa edição com uma geração rejuvenescida com apenas quatro atletas acima de 30 anos de idade e uma média de 26,5 anos, uma das menores de toda Copa do Mundo.

Com atletas em boa fase no futebol inglês como o goleiro Kasper Schmeichel, filho do lendário Peter Schmeichel, o zagueiro Christensen e o meia Eriksen, a Dinamarca teve uma campanha irregular nas Eliminatórias, dividindo ótimos momentos e resultados ruins. Vice-líder do Grupo B, bem atrás da Polônia, a Dinamarca teve momentos ótimos como a goleada sobre a própria Polônia por 4x0, como a derrota em casa para Montenegro, enfrentou a Irlanda na repescagem para ganhar a vaga. Depois de um modorrento 0x0 em casa, um surpreendente 5x1 fora de casa surpreendeu a todos, mostrando a irregularidade da equipe.

Apelido: Dinamáquina 
Federação: Dansk Boldspil-Union (DBU)
Confederação: UEFA
Mais jogos: Peter Schmeichel, 129 jogos
Mais gols: Jon Dahl Tomasson e Poul Nielsen, 52 gols
Ranking FIFA: 12º lugar
Código FIFA: DEN
Participações em Copa: 5ª participação
Melhor posição: 8º lugar em 1998
Material esportivo: Hummel
Capitão: Simon Kjær
Expectativa: Oitavas-de-Final

CONVOCADOS
GOLEIROS: Frederik Rønnow (Brøndby-DIN), Jonas Lössl (Huddersfield Town-ING) e Kasper Schmeichel (Leicester City-ING)

DEFENSORES: Andreas Christensen (Chelsea-ING), Henrik Dalsgaard (Brentford-ING), Jannik Vestergaard (Borussia Mönchengladbach-ALE), Jens Larsen (Udinese-ITA), Jonas Knudsen (Ipswich Town-ING), Mathias Jørgensen (Huddersfield Town-ING), Riza Durmisi (Real Bétis-ESP) e Simon Kjær (Sevilla-ESP)

MEIAS: Christian Eriksen (Tottenham-ING), Lasse Schöne (Ajax-HOL), Lukas Lerager (Bordeaux-FRA), Michael Krohn-Dehli (Deportivo La Coruña-ESP), Pione Sisto (Celta de Vigo-ESP), Viktor Fischer (Copenhagen-DIN) e William Kvist (Copenhagen-DIN)

ATACANTES: Andreas Cornelius (Atalanta-ITA), Kasper Dolberg (Ajax-HOL), Martin Braithwaite (Bordeaux-FRA), Nicolai Jørgensen (Feyenoord-HOL) e Yussuf Poulsen (Red Bull Leipzig-ALE)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-3-3)

TÉCNICO

Aos 66 anos, o norueguês Åge Hareide é um experiente técnico do futebol nórdico. Vencedor conquistou os títulos do Campeonato Sueco, Dinamarquês e Norueguês, tendo passagens destacadas por vários clubes desses países. Dono de um estilo pragmático, de defesa forte e contra-ataque, a equipe de Hareide é difícil de ser batida, foram apenas 4 derrotas em 23 jogos, todos por apenas um gol de diferença. 

ARTILHEIRO

Principal estrela da Dinamarca na atualidade, o meia Christian Eriksen brilhou no Ajax sendo quatro vezes campeão da Eredivisie e está a cinco temporadas na titularidade do Tottenham, sendo um dos principais jogadores da Premier League. Autor de 14 gols, Eriksen também deu 13 assistências nas 41 partidas disputadas na temporada 2017-2018. Foram 11 gols nas Eliminatórias, sendo 3 no jogo decisivo contra a Irlanda, em Dublin, tendo ainda distribuído 4 assistências, três delas no 4x0 sobre a Polônia onde também marcou um gol. Principal artilheiro entre os convocados, foram 21 gols e 17 assistências pela Dinamarca, em 77 jogos.

CAPITÃO

Após a aposentadoria de Daniel Agger em 2016, Simon Kjær assumiu a braçadeira de capitão de sua seleção. O zagueiro de 29 anos é bem rodado com passagens por Wolfsburg-ALE, Roma, Palermo-ITA, Lille-FRA, Fenerbahçe-TUR e na última temporada jogou no Sevilla, da Espanha. Mesmo sofrendo com lesões, Kjær conseguiu atuar em 27 partidas e marcou 3 gols no futebol espanhol. Perigoso no jogo aéreo, Kjær não é muito veloz, mas possui um bom tempo de bola para compensar.

CRAQUE

Aos 23 anos, Pione Sisto nasceu em Uganda filho de um casal do Sudão do Sul e vive desde os 2 meses de idade na Dinamarca. Ponta veloz e perigoso, Sisto começou a carreira Midtjylland e suas boas atuações o levaram ao Celta de Vigo. Mesmo vindo de uma liga menor, o jogador não sentiu a pressão e logo assumiu a titularidade no clube espanhol onde é um dos principais jogadores na últimas duas temporadas. Na última, foram 36 jogos, 5 gols e 10 assistências. Ganhou a vaga de titular na Seleção nas Eliminatórias, sendo responsável por 2 assistências contra a Irlanda no jogo que deu a vaga para a Dinamarca na Copa. 

OLHO NELE

Promessa dinamarquesa, Kasper Dolberg tem apenas 20 anos e já é titular do Ajax. Revelado pelo Silkeborg, foi negociado com o clube holandês mesmo com apenas 3 jogos no profissional. Depois de um ano na base, Dolberg não sentiu a pressão e marcou 23 gols na temporada de estreia. Apesar do início bom, o atacante não teve um bom 2017-2018, marcando apenas 9 gols, sofrendo ainda com uma lesão no pé que o tirou dos gramados por três meses. Porém, esse jovem jogador é uma das boas opções da Dinamáquina e quer mostrar um bom futebol na Copa.

QUEM FICOU FORA

Aos 30 anos, o centroavante Nicklas Bendtner é conhecido pela sua péssima passagem pelo Arsenal. Suas passagens por Juventus, Sunderland e Wolfsburg também não ajudaram muito na sua imagem. Porém, pela Seleção da Dinamarca o jogador é querido por todo país. Foram 30 gols em 79 partidas, o maior artilheiro em atividade. Depois de uma temporada irregular no Rosenborg da Noruega, Bendtner era nome quase certo na Copa e chegou a ser chamado na pré-lista dinamarquesa, mas uma lesão na virilha o tira do mundial, sendo a principal ausência de seu país na Rússia.

JOGOS DA DINAMARCA NA COPA
16 de Junho - Peru x Dinamarca (11:00) - Mordovia Arena, Saransk
21 de Junho - Dinamarca x Austrália (09:00) - Cosmos Arena, Samara
26 de Junho - Dinamarca x França (11:00) - Luzhniki Stadium, Moscou

Nenhum comentário:

Postar um comentário