sexta-feira, 8 de junho de 2018

BORA NA COPA - BRASIL


Classificada para a Copa do Mundo com quatro rodadas de antecedência, a Seleção Brasileira retomou a confiança nesse último ciclo de Copa. Depois do 7x1 em 2014, eliminações traumáticas para o Paraguai na Copa América de 2015 e a queda ainda na fase de grupos na Copa América Centenário em 2016, o Brasil chegou até mesmo a ficar fora da zona de classificação, mas a chegada de Tite e o amadurecimento de seus principais jogadores fizeram a equipe conquistar a confiança necessária e apresentar bom futebol.

São 10 jogos de invencibilidade desde a derrota para a Argentina no Superclássico das Américas, em junho do ano passado, com 7 vitórias e 3 empates, levando gols apenas de Colômbia pelas Eliminatórias e do Japão em amistoso. Nas Eliminatórias, após um início ruim, o Brasil encaixou após a chegada de Tite no lugar de Dunga.

Dunga comandou o time canarinho nas 6 rodadas iniciais, acumulando 9 pontos com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota, deixando o Brasil na 6ª colocação. Com Tite, a equipe venceu 10 partidas e empatou 2 quando já estava classificada para a Copa, inclusive goleando Argentina e Uruguai no caminho.

Apelido: Canarinho
Federação: Confederação Brasileira de Futebol 
Confederação: CONMEBOL
Mais jogos: Cafu, 142 jogos
Mais gols: Pelé, 77 gols
Ranking FIFA: 2º lugar
Código FIFA: BRA
Participações em Copa: 21ª participação
Melhor posição: Campeão em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002
Material esportivo: Nike
Capitão: Indefinido 
Expectativa: Título

CONVOCADOS
GOLEIROSAlisson (Roma-ITA), Cássio (Corinthians-SP) e Ederson (Manchester City-ING)

DEFENSORES: Danilo (Manchester City-ING), Fagner (Corinthians-SP), Filipe Luis (Atlético Madrid-ESP), Geromel (Grêmio-RS), Marcelo (Real Madrid-ESP), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Miranda (Internazionale-ITA) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)

MEIAS: Casemiro (Real Madrid-ESP), Fernandinho (Manchester City-ING), Fred (Shakhtar Donetsk-UCR), Paulinho (Barcelona-ESP), Phillipe Coutinho (Barcelona-ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN) e Willian (Chelsea-ING)

ATACANTES: Douglas Costa (Juventus-ITA), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Neymar (Paris Saint-Germain-FRA), Roberto Firmino (Liverpool-ING) e Taison (Shakhtar Donetsk-UCR)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-1-4-1)

TÉCNICO

Dezenove jogos, quinze vitórias, três empates e apenas uma derrota, esse é o saldo de Tite no comando da Seleção Brasileira. O gaúcho começou tendo sucesso nos clubes do interior do estado sendo campeão da 2ª Divisão local com o Guarany de Garibaldi em 1993 e o estadual inédito pelo Caxias em 2000. Tite rodou bastante, fez sucesso na dupla Gre-Nal sendo campeão da Copa do Brasil de 2001 pelo Grêmio e da Copa Sul-Americana pelo Internacional em 2009, mas foi no Corinthians que o sucesso veio. Mesmo depois de um início ruim com a eliminação na pré-Libertadores em 2011, o clube paulista bancou o treinador que montou um estilo de jogo vencedor levantando o Brasileiro daquele ano e outro em 2015, conquistou a inédita Libertadores em 2012, o Mundial no mesmo ano, a Recopa Sul-Americana em 2013 e o Paulista naquele mesmo ano. O sucesso foi tanto que veio o esperado convite para a Seleção e hoje todos estão bastante satisfeitos.

ARTILHEIRO

Um dos melhores jogadores do mundo, Neymar já é aos 26 anos o 20º jogador com mais partidas pela Seleção Brasileira (o 3º em atividade) e o 5º maior artilheiro (o maior em atividade), são 54 gols em 84 partidas. Nas Eliminatórias, o atacante participou de 14 partidas, marcando 6 gols e dando 8 assistências, sendo o principal responsável por gols na Seleção Brasileira. Depois de se destacar pelo Santos e Barcelona onde conquistou diversos títulos como Libertadores e Champions League, Neymar virou a maior contratação da história do futebol ao assinar com o Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros. No PSG, o jogador conquistou todos os títulos internos (Ligue 1, Copa da França e Copa da Liga), porém uma lesão o tirou da fase final da temporada.

CAPITÃO

O Brasil ainda não anunciou seu capitão para a Copa do Mundo, mas a aposta fica entre Neymar e Thiago Silva, já que o Daniel Alves que levaria a braçadeira ficou fora por lesão. No último amistoso, Thiago Silva foi o capitão e o técnico Tite comentou que o zagueiro tem as características que ele gosta para a função. Um dos melhores zagueiros do planeta, Thiago foi ídolo do Fluminense e teve ótima passagem no Milan onde foi eleito o melhor zagueiro da Europa. Desde 2012 está no PSG onde já conquistou 17 títulos. Mesmo sem participar do 7x1 em 2014, o defensor foi eleito um dos culpados pela torcida e imprensa brasileira, chegou a ser carta fora do baralho, mas aos poucos foi ganhando de volta seu espaço com Tite e ganhou a vaga do companheiro de PSG, Marquinhos, nessa reta final de preparação.

CRAQUE

Pelo menos de início, Philippe Coutinho não será titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Cria da base do Vasco, o jogador teve passagens pela Internazionale e Espanyol até chegar no Liverpool. No clube inglês Coutinho brilhou sendo duas vezes o melhor jogador do clube na temporada, mas o desejo do jogador era o Barcelona, e foi realizado em janeiro desse ano. Em 22 partidas pelo Barça, já marcou 10 gols e deu 8 assistências, sendo membro importante na reta final dos títulos da La Liga e da Copa do Rei. Com 35 jogos e 8 gols pelo Brasil, Coutinho atuou em 13 partidas nas Eliminatórias, sendo 8 como titular, marcando 4 gols e dando 1 assistência.

OLHO NELE

O lateral-esquerdo Marcelo já é um dos maiores jogadores da história do Real Madrid. Cria do Fluminense, foi para o clube espanhol em 2006 e está lá até hoje. Sua primeira convocação na Seleção foi justamente em 2006, estreando naquele mesmo ano contra o País de Gales marcando um gol. Pelo Real foram 16 títulos, sendo as últimas três Champions League em um total de quatro, sendo eleito o melhor lateral-esquerdo do planeta nos últimos três anos. Marcelo chega a sua segunda Copa do Mundo e participou de 53 jogos pela Seleção, tendo marcado 6 gols e deu 10 assistências. O lateral jogou em 7 partidas nas Eliminatórias, todos como titular, marcando um gol contra o Paraguai e distribuindo duas assistências contra Equador e o Paraguai.

QUEM FICOU FORA


Com 42 títulos na carreira, Daniel Alves é o atleta mais vencedor da história do futebol. Esse baiano de Juazeiro foi campeão em todos os clubes que passou, sendo ídolo do Sevilla e do Barcelona, com passagem importante na Juventus e vencedor de tudo agora no PSG. Pela Seleção Brasileira, Daniel Alves já conquistou uma Copa América e duas Copas das Confederações tendo jogado as Copas de 2010 e 2014. Dani Alves é o 3º jogador com mais jogos disputados pelo Brasil de todos os tempos, com 107 jogos, o principal em atividade. O lateral-direito atuou em 17 das 18 partidas nas Eliminatórias, marcou 1 gol e deu 2 assistências, mas ficará de fora de seu terceiro mundial por conta de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito no mês passado.

JOGOS DO BRASIL NA COPA
17 de Junho - Brasil x Suíça (15:00) - Rostov Arena, Roston do Don
22 de Junho - Brasil x Costa Rica (09:00) - Zenit Arena, São Petersburgo
27 de Junho - Sérvia x Brasil (15:00) - Spartak Arena, Moscou

Nenhum comentário:

Postar um comentário