quarta-feira, 13 de junho de 2018

BORA NA COPA - INGLATERRA


Donos de uma das principais ligas do planeta, os ingleses são o país com mais atletas convocados para a Copa do Mundo de 2018, tendo 123 atletas atuando no país e mais 6 atuando no Cardiff City e Swansea, clubes do País de Gales, mas que jogam no futebol da Inglaterra. É também a única seleção que tem todos os convocados atuando dentro de sua liga nacional.

Diferente de gerações anteriores com nomes badalados como David Beckham, Wayne Rooney, Michael Owen, Steven Gerrard e Frank Lampard, essa Seleção da Inglaterra é feita em maioria por jovens jogadores, e sua maior estrela apesar de ser um dos destaques da Premier League é reservado e não tem vida badalada.

Nas Eliminatórias foram 8 vitórias e 2 empates, contra Escócia e Eslovênia, ambos fora de casa, e um futebol de defesa forte e contra-ataque rápido, tendo a melhor zaga da qualificação europeia com apenas 3 gols sofridos, sendo 2 no empate contra a Escócia.

Apelido: Os Três Leões
Federação: The Football Association (The FA) 
Confederação: UEFA
Mais jogos: Peter Shilton, 125 jogos
Mais gols: Wayne Rooney, 53 gols
Código FIFA: ENG
Ranking da FIFA: 12º lugar
Participações em Copa: 14ª participação
Melhor posição: Campeã em 1966
Material esportivo: Nike
Capitão: Harry Kane  
Expectativa: Semifinais

CONVOCADOS
GOLEIROSJack Butland (Stoke City-ING), Jordan Pickford (Everton-ING) e Nick Pope (Burnley-ING)

DEFENSORES: Ashley Young (Manchester United-ING), Danny Rose (Tottenham-ING), Fabian Delph (Manchester City-ING), Gary Cahill (Chelsea-ING), Harry Maguire (Leicester City-ING), John Stones (Manchester City-ING), Kieran Trippier (Tottenham-ING), Kyle Walker (Manchester City-ING), Phil Jones (Manchester United-ING) e Trent Alexander-Arnold (Liverpool-ING)

MEIAS: Dele Alli (Tottenham-ING), Eric Dier (Tottenham-ING), Jesse Lingard (Manchester United-ING), Jordan Henderson (Liverpool-ING) e Ruben Loftus-Cheek (Crystal Palace-ING)

ATACANTES: Danny Welbeck (Arsenal-ING), Harry Kane (Tottenham-ING), Jamie Vardy (Leicester City-ING), Marcus Rashford (Manchester United-ING) e Raheem Sterling (Manchester City-ING)

PROVÁVEL TIME TITULAR (3-4-1-2)

TÉCNICO

Gareth Southgate trabalhou um pouco mais de três anos no Middlesbrough em sua primeira chance como treinador, entre 2006 e 2009. Acabou rebaixado da Premier League na temporada 2008-2009 e um início irregular na Championship o custou seu emprego. Treinou entre 2013 e 2016 a equipe sub-21 da Seleção da Inglaterra, e acabou assumindo a equipe principal após a Euro de 2016. Em 18 jogos, Southgate venceu 10, empatou 6 e perdeu apenas 2, amistosos contra Alemanha e França fora de casa. O técnico gosta de marcação alta e forte, contra-ataques rápidos e mortais.

ARTILHEIRO

Danny Welbeck sofreu bastante com lesões nos últimos anos. Nas Eliminatórias atuou apenas em 2 partidas, acumulando 20 minutos em campo. Ainda sim, o atacante do Arsenal garantiu vaga na Copa e é opção de ataque para Harry Kane. Principal marcador entre os convocados, Welbeck tem 16 gols em 59 partidas, tendo marcado um dos gols no amistoso de 2x0 contra a Costa Rica na última semana. Jogador forte e de boa explosão, será importante contra times cansados no segundo tempo.

CAPITÃO

Aos 24 anos, Harry Kane já assumiu a braçadeira de capitão da Inglaterra e será o capitão mais jovem do país não só em uma Copa do Mundo, mas em competições oficiais. Artilheiro e principal jogador do Tottenham, marcou 41 gols em 48 partidas na última temporada, chegando ao time da temporada na Premier League. Pela Inglaterra são apenas 24 partidas e 13 gols. Participou de 6 partidas nas Eliminatórias, onde marcou 5 gols e deu 1 assistência, sendo o artilheiro da Inglaterra e do Grupo F com o eslovaco Adam Nemec.  

CRAQUE

Dele Alli ainda era do Milton Keynes Dons quando Gareth Southgate o chamou para a Seleção Sub-21 da Inglaterra. Disputado pelo país da rainha e pela Ñigéria, o meia fechou com o Tottenham, em 2015 e virou um dos principais jogadores do clube. Com ótima chegada ao ataque e visão de jogo, Dele Alli arma e faz gols, sendo o principal jogador do meio-campo inglês. Nas Eliminatórias fez 8 das suas 25 partidas pela Inglaterra, marcando 1 gol e dando 2 assistências. Na armação inglesa, Dele Alli é o cérebro, mas se derem espaço, também será o fim e não apenas o meio.

OLHO NELE

Trent Alexander-Arnold chamou a atenção de todos que acompanharam a saga do Liverpool até a final da Champions League na última temporada. O jovem lateral-direito de apenas 19 anos assumiu a vaga de titular após uma série de lesões do então titular Nathaniel Clyne e não decepcionou, atuando em 33 partidas, marcando 3 gols e dando 3 assistências. Sua qualidade na marcação e chegadas sempre perigosas no ataque garantiram a Alexander-Arnold uma das vagas na Copa. O jogador estreou como ala-direito contra a Costa Rica na última semana, jogando 64 minutos e indo muito bem no jogo de transição. A espera fica que Southgate dê oportunidades ao promissor jogador nesse mundial.

QUEM FICOU FORA

Joe Hart foi titular da Inglaterra nas últimas duas Copas do Mundo, em 2010 e 2014. Titular do Manchester City por oito temporadas, Hart foi dispensado por Pep Guardiola quando o técnico espanhol chegou aos Citizens. Empréstimos sem sucesso pelo Torino e West Ham que foi titular em 9 partidas das Eliminatórias. Nos amistosos do fim do ano passado e de março desse ano, Hart ainda estava no grupo, mas parecia estar atrás de Butland na reta final de disputa. Só que no fim das contas, o experiente goleiro de 31 anos não foi chamado sequer para a pré-lista e verá a Copa da Rússia pela televisão. 

JOGOS DA INGLATERRA NA COPA
18 de Junho - Tunísia x Inglaterra (15:00) - Volgograd Arena, Volgogrado
24 de Junho - Inglaterra x Panamá (09:00) - Nizhni Novgorod Stadium, Níjni Novgorod
28 de Junho - Inglaterra x Bélgica (15:00) - Arena Baltika, Kaliningrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário