terça-feira, 12 de junho de 2018

BORA NA COPA - CORÉIA DO SUL


Presença garantida nas últimas Copas, a Coréia do Sul participa de todas as edições desde 1986 sem falta. As vitórias demoraram para chegar, a primeira veia só em 2002, quando sediaram o mundial junto com o Japão, um 2x0 na estreia contra a Polônia, em Busan.

Apesar do início arrasador na Primeira Fase de Grupos das Eliminatórias, onde a Coréia do Sul venceu todos os 8 jogos, marcando 27 gols e não levando nenhum, a fase decisiva foi bastante irregular. Os coreanos não venceram nenhum dos cinco jogos fora de casa e não venceram nenhum jogo por mais de 1 gol de diferença, terminando a eliminatória sem vencer à 3 partidas, se classificando após empatar sem gols com o Usbequistão fora de casa.

São 18 jogadores atuando no futebol asiático, metade no sul-coreano, além de um na China e os demais no Japão, sendo depois da Arábia Saudita, o time com mais jogadores convocados atuando no continente.

Apelido: Tigres da Ásia / Os Diabos Vermelhos / Guerreiros Taegeuk
Federação: 대한축구협회 / Korean Football Association (KFA) 
Confederação: AFC
Mais jogos: Hong Myung-Bo, 137 jogos
Mais gols: Cha Bum-kun, 56 gols
Código FIFA: KOR
Ranking da FIFA: 57º lugar
Participações em Copa: 10ª participação
Melhor posição: 4º lugar em 2002
Material esportivo: Nike
Capitão: Ki Sung-yueng  
Expectativa: Oitavas-de-Final

CONVOCADOS
GOLEIROS: Cho Hyun-woo (Daegu-CRS), Kim Jin-hyeon (Cerezo Osaka-JAP) e Kim Seung-gyu (Vissel Kobe-JAP)

DEFENSORES: Hong Chul (Sangju Sangmu-CRS), Go Yo-han (Seoul-CRS), Jang Hyun-soo (Tokyo-JAP), Jung Seung-hyun (Sagan Tosu-JAP), Kim Min-woo (Sangju Sangmu-CRS), Kim Young-gwon (Guangzhou-CHN), Lee Yong (Jeonbuk Hyundai Motors-CRS), Oh Ban-suk (Jeju United-CRS), Park Joo-ho (Ulsan Hyundai-CRS) e Yun Young-sun (Sangju Sangmu-CRS)

MEIAS: Ju Se-jong (Asan Mugunghwa-CRS), Jung Woo-young (Vissel Kobe-JAP), Ki Sung-yueng (Swansea City-GAL), Koo Ja-cheol (Augsburg-ALE), Lee Jae-sung (Jeonbuk Hyundai Motors-CRS), Lee Seung-woo (Hellas Verona-ITA) e Moon Seon-min (Incheon United-CRS)

ATACANTES: Hwang Hee-chan (Red Bull Salzburg-AUT), Kim Shin-wook (Jeonbuk Hyundai Motors-CRS) e Son Heung-min (Tottenham-ING)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-2-3-1)

TÉCNICO

Shin Tae-yong começou sendo auxiliar do Brisbane Roar da Austrália em 2005, dias após se aposentar em uma tentativa frustrada em atuar pelo clube após uma lesão no tornozelo que forçou sua aposentadoria. Em 2009, assumiu interinamente o Seognam Ilhwa, sendo efetivado na temporada seguinte e comandando o time até 2012. Nesse período foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia em 2010 e da Copa Sul-Coreana em 2011. Assumiu em 2014 como auxiliar da Coréia, tendo treinado a equipe Olímpica no vice-campeonato sub-23 da Ásia e levou os sul-coreanos às quartas-de-final das Olimpíadas, tendo treinado também a equipe sub-20 no mundial da categoria, onde caiu nas Oitavas-de-Final. Assumiu o comando da equipe principal após a Coréia do Sul perder para o Catar nas Eliminatórias, o que levou o alemão Uli Stielike à demissão. Com dois empates, Tae-yong classificou a Coréia do Sul à Copa do Mundo e abandonou o sistema mais defensivo para uma equipe mais ofensiva com 3, 4 jogadores de frente e volantes mais leves.

ARTILHEIRO

Son Heung-min nunca jogou profissionalmente em seu país. Começou sua carreira no Hamburgo e também brilhou no Leverkusen antes de chegar ao Tottenham. No clube londrina Son é titular absoluto e um dos principais jogadores da equipe, marcando 18 gols na última temporada. Nas Eliminatórias atuou em 14 partidas, marcou 7 gols e deu 3 assistências. O ponta-esquerda é a principal estrela do país na atualidade e é o atual Jogador do Ano da Ásia, prêmio ganho pela segunda vez, a primeira em 2015. É o principal artilheiro do país entre os convocados, com 21 gols em 67 partidas.

CAPITÃO

Ki Sung-yueng irá para sua terceira Copa do Mundo, tendo sido titular da Coréia do Sul em todos os jogos nas Copas de 2010 e 2014. Revelado pelo Seul em 2006, passou pelo Celtic onde foi campeão escocês e está no Swansea desde 2012, sendo titular em todas as temporadas com exceção da 2013-2014, quando foi emprestado ao Sunderland. Ki é referência de sua seleção tendo 102 partidas disputadas, podendo nessa Copa entrar um dos 10 jogadores com mais jogos pela Coréia do Sul. 

CRAQUE

Koo Ja-cheol é aos 29 anos o segundo principal jogador dessa boa geração sul-coreana, atrás apenas de Son Heung-min. Meia ofensivo, está desde 2011 no futebol alemão quando o Wolfsburg o contratou junto ao Jeju United. Sem sucesso no ex-time de Grafite, Koo foi emprestado ao Augsburg onde ficou uma temporada e meia, conseguindo ter destaque e foi vendido ao Mainz 05. Depois de um ano e meio, retornou ao Augsburg. Nas Eliminatórias foi titular nas 13 partidas disputadas e anotou 5 dos 19 gols que pela Seleção. Podendo jogar mais aberto pela direita ou centralizado fazendo uma transição com passe de maior qualidade, Koo é o cérebro do time em campo.

OLHO NELE

Lee Seung-woo é mais um daqueles novos Messi espalhados pelo mundo. O jovem que é conhecido como "Messi Coreano" foi descoberto pelo Barcelona com apenas 12 anos em uma Copa Danone. Profissionalizou em 2016 pelo Barcelona B, mas a falta de oportunidades fez o garoto fechar com o Hellas Verona no fim da janela de transferências do verão de 2017. Lee brigou por vaga no time titular toda temporada, mas só começou entre os onze iniciais em uma partidas, atuando em 16 jogos e marcando 1 gol contra o Milan, justamente na única partida que teve 90 minutos. Apesar do pouco tempo em campo, a ótima participação no Mundial Sub-20 do ano passado e o bom futebol apresentado nas poucas oportunidades chamaram a atenção do treinador Shin Tae-yong que o incluiu na pré-lista. Lee foi titular no primeiro amistoso contra Honduras, sendo um dos destaques e dando uma assistência. Inicialmente reserva, pode ter mais oportunidades durante o mundial e apesar da pouca experiência, tem uma boa técnica e ser uma grata surpresa.

QUEM FICOU FORA

Lee Chung-yong está desde 2009 no futebol inglês quando o Bolton contratou ele junto ao Seul. O jogador foi titular por anos até ser contratado em 2015 pelo Crystal Palace. Sua vida não foi mais a mesma, uma fissura na linha do pé e frequentes problemas musculares fizeram Lee jogar apenas 48 partidas em três anos e meio no clube. Pela Seleção, o meia perdeu vários jogos e apesar de estar na pré-lista, fisicamente mal acabou ficando de fora dos 23 finais.

JOGOS DA CORÉIA DO SUL NA COPA
18 de Junho - Suécia x Coréia do Sul (09:00) - Nizhny Novgorod Stadium, Níjni Novgorod
23 de Junho - Coréia do Sul x México (12:00) - Rostov Arena, Rostov do Don
27 de Junho - Coréia do Sul x Alemanha (11:00) - Kazan Arena, Kazan

Nenhum comentário:

Postar um comentário