domingo, 3 de junho de 2018

BORA NA COPA - MARROCOS


Sem perder há oito partidas, a Seleção do Marrocos retorna à Copa do Mundo depois de 20 anos ausente. Com um sistema defensivo bem montado e comandado pelo experiente zagueiro Medhi Benatia da Juventus, os marroquinos só levaram nove gols nos dezessete jogos disputados entre 2017 e 2018, apenas dois nas últimas oito partidas.

Em oito jogos das Eliminatórias, a equipe só levou um gol, para a Guiné Equatorial, ainda na Segunda Fase, não sendo vazada em nenhuma das seis partidas da decisiva Terceira Fase. Com 20 dos 23 jogadores convocados atuando fora do país, essa será a equipe mais internacional a representar o país em uma Copa. Para aumentar ainda mais a noção de internacionalização dos marroquinos, dezessete dos convocados sequer nasceu no país.

Apelido: Leões do Atlas
Federação: Fédération Royale Marocaine de Football (FRMF)
Confederação: CAF
Mais jogos: Abdelmajid Dolmy, 142 jogos
Mais gols: Ahmed Faras, 42 gols
Ranking FIFA: 42º lugar
Código FIFA: MAR
Participações em Copa: 5ª participação
Melhor posição: 11º lugar em 1986
Material esportivo: Adidas
Capitão: Medhi Benatia
Expectativa: Primeira Fase

CONVOCADOS
GOLEIROS: Ahmed Reda Tagnaouti (IR Tanger-MAR), Munir Mohamedi (Numancia-ESP) e Yassine Bounou (Girona-ESP)

DEFENSORES: Achraf Hakimi (Real Madrid-ESP), Badr Banoun (Raja Casablanca-MAR), Hamza Mendyl (Lille-FRA), Nabil Dirar (Fenerbahçe-TUR), Manuel da Costa (İstanbul Başakşehir-TUR), Medhi Benatia (Juventus-ITA) e Romain Saïss (Wolverhampton-ING)

MEIAS: Amine Harit (Schalke 04-ALE), Fayçal Fajr (Getafe-ESP), Hakim Ziyech (Ajax-HOL), Karim El Ahmadi (Feyenoord-HOL), Mbark Boussoufa (Al Jazira-EAU), Mehdi Carcela (Standard Liège-BEL), Nordin Amrabat (Leganés-ESP), Sofyan Amrabat (Feyenoord-HOL), Younès Belhanda (Galatasaray-TUR) e Youssef Aït Bennasser (Caen-FRA)

ATACANTES: Ayoub El Kaabi (RS Berkane-MOR), Aziz Bouhaddouz (St. Pauli-ALE) e Khalid Boutaïb (Yeni Malatyaspor-TUR)

PROVÁVEL TIME TITULAR (4-1-4-1)

TÉCNICO

Aos 49 anos, o francês Hervé Renard participará de sua primeira Copa do Mundo. Como atleta não teve carreira brilhante passando por pequenas equipes francesas e como treinador seu primeiro trabalho foi no modesto Draguignan de seu país natal, em 2001. Treinou em pequenas equipes da França, Inglaterra e do Vietnã, além de ter sido auxiliar da Seleção de Gana até assumir a Zâmbia em 2008, levando o país as quartas-de-final da Copa Africana em 2010. Teve rápida passagem por Angola e Alger da Argélia, quando retornou à Zâmbia sendo campeão da Copa Africana em 2012 ao bater a Costa do Marfim na decisão. Passou pelo Sochaux e assumiu a Costa do Marfim onde novamente conquistou a Copa Africana. Está no Marrocos desde 2016 e levou o país depois de vinte anos a uma Copa do Mundo com uma defesa bem ajustada e um ataque voluntarioso que marcou em nove das doze partidas que teve em seu comando.

ARTILHEIRO

Aos 24 anos, o atacante Ayoub El Kaabi foi uma descoberta de última hora. A cada dois anos a Confederação Africana de Futebol - CAF, faz um torneio entre seleções apenas com jogadores que atuam em suas ligas nacionais, a Copa das Nações Africanas. El Kaabi foi o artilheiro com 9 gols, marcando em cinco das seis partidas, e comandou o Marrocos ao seu primeiro título da competição. Revelação do Racing Casablanca na temporada 2016-2017, El Kaabi marcou 25 gols e foi o artilheiro do Botola 2 (Segunda Divisão Marroquina) e foi contratado pelo Berkane onde tem 11 gols em 20 partidas. Pela Seleção são 10 gols em apenas 8 jogos, sendo o principal marcador entre os convocados. O destaque foi tanto, que El Kaabi vem sendo cogitado pelo Atlético Madrid na janela de verão europeia. 

CAPITÃO

Aos 31 anos, o zagueiro Medhi Benatia teve passagens por Udinese, Roma e Bayern de Munique, e atualmente atua pela Juventus e apesar de não ser titular absoluto pela forte concorrência no setor, é um atleta bem utilizado. Capitão marroquino, o seguro zagueiro é nascido na França, mas adotou o país do pai no futebol e já o defende à dez anos. Foi com um gol dele que Marrocos venceu a Costa do Marfim por 2x0 fora de casa e garantiu a vaga na Copa depois de duas décadas ausente.

CRAQUE

Hakim Ziyech é outro dos "naturalizados" marroquinos. Nascido em Dronten, na Holanda, o meia é um dos principais destaques da Eredivisie (Campeonato Holandês) dessa década. Com passagens destacadas pelo Heerenveen e pelo Twente, atualmente Ziyech defende o Ajax. Principal assistente do campeonato em três temporadas, foi eleito nessa temporada o Jogador do Ano do Ajax e ganhando a Bola de Ouro Holandesa. Desde 2015 com a Seleção do Marrocos foram 8 gols em 15 jogos, sendo importante na armação de jogadas e fazendo gols importantes.

OLHO NELE

Francês de nascimento, Amine Harit é um jovem meia de apenas 20 anos. Eleito melhor jogador do Campeonato Europeu Sub-19 de 2016 quando foi campeão da França, desbancando nomes como Kylian Mbappé pelo prêmio, Harit se profissionalizou pelo Nantes em 2015, chegou na equipe principal na temporada seguinte. O destaque levou o meia-atacante ao Schalke 04 onde atuou em 35 jogos na última temporada, marcando 3 gols e deu 7 assistências. Apesar de ter se negado a atuar pelas equipes de base de Marrocos, Amine escolheu o país como profissional tendo atuado em 4 partidas. Eficiente nas pontas e perigoso centralizado, Amine Harit é uma das principais opções no banco marroquino e pode ser uma das surpresas dessa seleção.

QUEM FICOU FORA

O meia-atacante Sofiane Boufal é provavelmente um dos marroquinos mais conhecidos para quem acompanha da Premier League Inglesa. Aos 24 anos, o jogador é um dos jogadores do Southampton, clube que defende a duas temporadas depois de se destacar no Lille da França. Na última temporada foram 30 jogos, 2 gols e 2 assistências. Mesmo sendo bastante utilizado, o jogador nunca conseguiu sequência na Seleção, atuando em apenas 6 oportunidades. Sua convocação na última data FIFA e a chance contra o Usbequistão deram esperança a sua ida ao Mundial, mas Boufal acabou fora até mesmo da pré-lista de Renard.

JOGOS DO MARROCOS NA COPA
15 de Junho - Marrocos x Irã (12:00) - Zenit Arena, São Petersburgo
20 de Junho - Portugal x Marrocos (09:00) - Luzhniki Stadium, Moscou
25 de Junho - Espanha x Marrocos (15:00) - Arena Baltika, Kaliningrado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário