segunda-feira, 3 de abril de 2017

Como manter o interesse nos estádios?

Atacante italiano Francesco Totti comemorando um gol
tirando uma selfie
Depois de um ano sem escrever no blog por conta de compromissos profissionais junto ao Fortaleza Esporte Clube, volto agora como um hobby para me divertir enquanto tiro férias.

A ideia de hoje vem da experiência do último ano como Assessor de Comunicação do Fortaleza, trabalhando diretamente no marketing do clube participando de vários projetos e como passei a enxergar a experiência de vender uma partida de futebol. No último domingo tive uma conversa informal com o Maurílio Fernandes, produtor musical da Empire, em uma tradicional boate local. Ele compartilhou hoje na dificuldade de vender shows, onde o público raramente vai pela banda e sim pela experiência, o que me intrigou bastante em escrever.

TEMPOS LÍQUIDOS
Filósofo Zygmund Bauman, autor de mais de 50 obras
Na conversa, Maurílio falava dos telefones e como não conseguíamos consumir nada por muito tempo, que as informações eram digeridas com muita velocidade e tudo muda muito rápido. A ideia me lembrou de um autor cuja obra conheci na faculdade, o filósofo Zygmund Bauman. 

Em 2000, Bauman lançou uma das obras modernas mais interessantes, intitulada de "Modernidade Líquida". Para o filósofo, o conceito trata da fluidez das relações do mundo contemporâneo. Outros seis livros sobre a temática seriam lançados até o falecimento do autor no início desse ano. Para mim, o mais impactante foi "Tempos Líquidos", de 2006. No livro, Bauman explica que nada é para durar, as coisa mudam rapidamente e sem a menor pressão. 

O futebol talvez seja o recanto mais 'líquido' que eu conheço. Os tópicos de discussão, quem está bem e quem está mal, quem merece sair, quem deve voltar, tudo muda em um espaço de 2 horas. A partida mais comentada do dia muda do início ao fim da tarde, e assim, as atenções também.

FUTEBOL NO BRASIL
Casal corintiano olhando o celular (cima);
Torcida do Fluminense (baixo)
Para muitos, as imagens acima são opostas, se divergem. O fato é que os estádios brasileiros parecem ser pouco atraentes e as soluções parecem um pouco complicadas. Durante a Copa de 2014, seis novas Arenas foram construídas, outros seis estádios foram reformados para virarem Arenas, além da construção do Allianz Parque em São Paulo e da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. 

Mesmo assim, poucas desses arenas conseguem dar retorno aos seus donos, além da crise que o país vive, as dificuldades de gestão e manutenção são evidentes. A maioria delas não tem um bom wi-fi, o que em um mundo moderno incomoda muita gente, afinal a experiência do estádio não deve prender-se apenas ao jogo. 

Voltando ao contexto da conversa com Maurílio, uma partida de futebol deve ser uma experiência, as duas horas gastas com a partida são insuficientes para agradar o grande público, lembrando que ela hoje só interage com os fanáticos, aqueles mesmos torcedores de sempre, os apaixonados, mudando apenas em fases decisivas, onde o público tende a aumentar. Mas por que não sempre?

Algumas semanas atrás estive em uma palestra do consultor Marcos Braun, na FIEC de Fortaleza e ele falava constantemente da experiência do 'match day'. Diferente da Europa, a maioria dos estádios não tem um bom acesso, muitos não tem ônibus ou metrô com facilidade ao local, os horários muitas vezes não colaboram, os preços para os serviços prestados normalmente são bastante altos, e muitas Arenas e Federações dificultam as ações de marketing, afastando os parceiros.

O QUE PODE MELHORAR?

Lanchonete no AT&T Stadium, do Dallas Cowboys,
equipe de futebol americano da NFL

Claro que é muito difícil comparar o conforto e poderio financeiro das grandes ligas americanas (NFL, NBA, MLB) e das grandes ligas europeias (Champions League, La Liga, Premier League) com as arenas brasileiras, mas muita coisa pode ser melhorada.

O transporte é um assunto complicado, uma grande falha no país é construir um estádio para ter um, pouco se pensa na mobilidade urbana, ao exemplo da Arena Corinthians, constante centro de reclamações da distância. Em Londres por exemplo, para se construir um estádio, deve-se pensar na mobilidade e acessos para aí sim ser liberada a construção do local. 

Uma flexibilidade nas ações e interações entre clubes e patrocinadores, permitindo maior impactação do público. A Arena Corinthians citada negativamente acima também tem seus êxitos, é uma das arenas com maior número de ações de impacto para o torcedor no país, feiras, tours, stands e apresentações de patrocinadores e parceiros sempre movimentam o estádio.

O uso da marca do clube pela cidade, como a participação em diversos ambientes como escolas, shoppings, locais públicos de grande movimentação, especialmente no 'match day', chamando o torcedor para o jogo e especialmente, recepcionando a torcida na chegada da partida.


Trazer o patrocínio para campo também é importante com ações pontuais. No vídeo acima, a Fly Emirates faz uma ação junto a torcida do Benfica antes de uma partida do Campeonato Português. Dirigentes, empresários, federações e atletas devem estar sempre conectados nas parcerias, afinal o patrocínio é uma via de mão dupla e não só uma marca estampada na camisa. 

O QUE PODE MUDAR?
Escolinha do PSG no Rio de Janeiro
Em tempos modernos, onde a vida se torna mais prática e líquida, de interações rápidas, um programa de 2 horas semanal (só contando o tempo de jogo) para pessoas que acham um vídeo de 10 minutos uma eternidade, é se distanciar das novas gerações. Os estádios perdem cada vez mais espaço para as televisões, o nosso futebol não precisa ter o glamour, a qualidade ou o dinheiro das principais ligas do mundo, mas pode ter seu próprio charme.

Trazer certas tradições de volta já seria um grande começo. Muitos estados ainda proíbem a venda de cerveja alegando incentivar a violência, algo que após a proibição se mostrou ser equivocada, já que as brigas em estádio passaram longe de diminuir. Não adiantou também proibir organizadas, faltou sim um diálogo com elas e o cumprimento da lei. Como uma vez ouvi "Se um torcedor acerta o bambu na cabeça do outro, o bambu será proibido de ir ao estádio e não o agressor", mostrando bastante uma das falhas em fazer esporte no país. 

O nosso futebol tem que se comunicar com o seu torcedor, identificar a necessidade dele em todas as escalas. Do conforto para mantê-lo durante ao tempo, para a identificação para conquistá-lo desde cedo até a boa prática para tê-lo por perto.

Um comentário:

  1. Bom, sou suspeito para falar, pois não é de hoje admiro o trabalho do amigo.
    Falta, na minha opinião, muita boa vontade dos que fazem o espetáculo. Todos, de dirigentes a órgãos.
    O trabalho no Brasil é árduo, mas como o próprio texto diz, não é necessário chegar ao glamour europeu do futebol ou aos espetáculos gigantescos do esporte norte-americano.
    Bandeiras, bandinhas, ações promocionais para os torcedores e mudanças pontuais em horários, fórmulas de disputas e outros pequenos detalhes conseguiriam trazer o interesse do torcedor.
    Mas tudo isso, claro, com uma ação conjunta de clubes, emissoras e órgãos responsáveis.

    O texto é muito bom, como sempre.

    ResponderExcluir