terça-feira, 25 de abril de 2017

Copa do Brasil de 2018 começa a tomar forma


A maioria dos estaduais estão chegando ao fim. Com isso uma das competições mais charmosas do país vai tomando forma. Ainda em disputa nessa temporada, a Copa do Brasil já vai conhecendo seus participantes para o próximo ano e das suas 91 vagas, 50 já tem participantes definidos.

ACRE (2 VAGAS)
Campeão da Primeira Fase, o Rio Branco já garantiu sua vaga. Líder do Hexagonal Final, o Rio Branco pode ser campeão sem precisar de final, mas vê o Atlético Acriano com o mesmo número de pontos, mas atrás no saldo de gols depois de três rodadas. Faltando apenas outras duas, o Atlético está com seis pontos a frente de Galvez e Plácido de Castro, e deve conquistar a segunda vaga.

ALAGOAS (3 VAGAS)
No estado nordestino são dadas três vagas. Com final decidida, CRB e CSA já garantiram vaga na competição, já a terceira vaga será decidida entre ASA de Arapiraca e Murici que disputam a decisão de 3º lugar.

AMAPÁ (1 VAGA)
O estado do Norte ainda não tem seu representante já que seu campeonato estadual só terá início em junho.

AMAZONAS (2 VAGAS)
Com duas vagas em disputa, o Campeonato Amazonense já atravessou 9 das 14 rodadas da Primeira Fase. Com 19 pontos, o Nacional lidera, Rio Negro vem atrás com 17 pontos, Fast Club e Princesa Solimões completam os quatro possíveis classificados com 15 pontos. Penarol e Manaus com 12 pontos ainda lutam por vaga, enquanto Holanda com 8 e praticamente rebaixado São Raimundo com 1 ponto lutam para não cair. Nos dias 6 e 9 de maio acontecem as semifinais

BAHIA (3 VAGAS)
Bahia e Vitória fazem a final do Campeonato Baiano, assim garantindo suas vagas para a competição no próximo ano. A terceira vaga será dada ao vencedor da Copa Governador do Estado da Bahia que deve ter início em outubro. Porém o Fluminense de Feira, dono da 3ª melhor campanha do estadual pode herdar uma vaga caso um dos times da dupla Ba-Vi conquista a Copa do Nordeste.

CEARÁ (3 VAGAS)
No estado alencarino Ceará e Ferroviário fazem a final e garantem vaga na competição do próximo ano. A terceira vaga será dada ao campeão da Copa Fares Lopes que deve ter início em agosto.

DISTRITO FEDERAL (2 VAGAS)
Finalistas do Campeonato Candango, Brasiliense e Ceilândia garantiram vaga na Copa do Brasil de 2018.

ESPÍRITO SANTO (1 VAGA)
A vaga sai do campeão do Campeonato Capixaba. Atlético Itapemirim e Doze decidem o título nos dias 29 de abril e 6 de maio.

GOIÁS (3 VAGAS)
Também com a final em disputa, o futebol goiano terá Goiás e Vila Nova finalistas do estadual na próxima Copa do Brasil. Dono da 3ª melhor campanha, o Aparecidense tem a terceira vaga do estado.

MARANHÃO (2 VAGAS)
Campeão do Primeiro Turno, o Cordino já garantiu vaga na Copa do Brasil de 2018. A outra vaga ainda está em disputa. O próprio Cordino está em disputa na final do Segundo Turno contra o Sampaio Corrêa que precisa conquistar o turno para levar a vaga. Caso o Cordino vença também o Segundo Turno, o Imperatriz, dono da 2ª melhor campanha do estadual vai para a Copa do Brasil de 2018.

MATO GROSSO (3 VAGAS)
Finalistas do Campeonato Mato-Grossense, Cuiabá e Sinop já estão na próxima Copa do Brasil. A terceira vaga será definida pela Copa FMF que terá início em setembro.

MATO GROSSO DO SUL (2 VAGAS)
Também com a final do estadual em andamento, o Mato Grosso do Sul já conhece seus representantes na competição do ano que vem. Corumbaense e Novoperário garantiram a vaga e agora disputam o título Sul-Mato-Grossense.

MINAS GERAIS (4 VAGAS)
Enquanto Atlético Mineiro e Cruzeiro decidem mais uma vez o estadual, América Mineiro e URT os outros dois semifinalistas também carimbam as outras duas vagas do estado para a próxima Copa do Brasil de 2018.

PARÁ (3 VAGAS)
Remo e Paysandu conquistaram a vaga na final do Campeonato Paraense e o direito de jogar a próxima Copa do Brasil. Com a 3ª melhor campanha, o Independente também irá jogar a competição. Já o São Raimundo, 4ª melhor campanha, espera a final da Copa Verde entre o Paysandu e o Luverdense do Mato Grosso, caso o Papão da Curuzu seja campeão, o São Raimundo ganha a vaga.

PARAÍBA (2 VAGAS)
Na final, o Botafogo conquistou sua quinta participação consecutiva na Copa do Brasil de 2018. Seu adversário, o Treze de Campina Grande irá retornar a competição depois de três temporadas de ausência.

PARANÁ (3 VAGAS)
Com Atlético Paranaense e Coritiba na final conquistando também a vaga para a Copa do Brasil da próxima temporada, o Cianorte, dono da 3ª melhor campanha conquistou a terceira vaga do estado.

PERNAMBUCO (3 VAGAS)
Salgueiro e Sport Recife também já garantiram seu lugar na próxima Copa do Brasil ao chegaram a final do Campeonato Pernambucano, já Santa Cruz e Náutico disputam o 3º lugar para conquistar a terceira vaga na competição e na próxima Copa do Nordeste, porém, o 4º lugar pode ganhar a vaga caso o Sport ou Santa Cruz ganhem a Copa do Nordeste desse ano.

PIAUÍ (2 VAGAS)
Campeão do Primeiro Turno, o Parnahyba já garantiu sua vaga na Copa do Brasil de 2018. Com o Segundo Turno em disputa, o time da cidade do Delta está com apenas 5 pontos faltando uma rodada para o fim da Fase Inicial. Tendo Altos e River com líder e vice-líder com 11 pontos, 4 de Julho com 8 pontos e o Piauí com 7 pontos, o campeão do Primeiro Turno está ficando fora das semifinais do Segundo Turno. O vencedor desse turno garante a segunda vaga.

RIO DE JANEIRO (5 VAGAS)
No Rio de Janeiro sem surpresas, o quarteto de ferro formado por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama conquistou as quatro vagas via Campeonato Carioca. A quinta vaga se dará ao vencedor ou vice da Copa Rio que deve ter início em agosto. O campeão da Copa Rio tem direito a escolher a vaga da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro, caso escolha a Série D, o vice-campeão irá jogar a Copa do Brasil.

RIO GRANDE DO NORTE (3 VAGAS)
O ABC está bem próximo de ser campeão estadual mais uma vez. O time alvinegro venceu fora de casa o Globo na primeira final por 1x0 e precisa apenas de um empate para conquistar o título. As duas equipes já levaram a vaga para a próxima Copa do Brasil, já a terceira vaga ficou com o América de Natal, dono da terceira melhor campanha do Campeonato Potiguar.

RIO GRANDE DO SUL (4 VAGAS)
Internacional de Porto Alegre e Novo Hamburgo com a classificação para a final do Campeonato Gaúcho já garantiram suas vagas, o Caxias, dono da terceira melhor campanha levou a 3ª vaga. A quarta vaga ficará com o vencedor da Super Copa Gaúcha que deve ter início em agosto.

RONDÔNIA (1 VAGA)
O Real Ariquemes garantiu a vaga na final ao vencer o Primeiro Turno do Campeonato Rondoniense no último fim de semana. No próximo fim de semana, começa a disputa do Segundo Turno e o vencedor garante vaga na final, caso o Real Ariquemes também vença o Segundo Turno, se sagra campeão estadual e ganha a vaga na próxima Copa do Brasil.

RORAIMA (1 VAGA)
Em Roraima, o Baré conquistou a Taça Boa Vista (Primeiro Turno) e garantiu vaga na final. Se ganhar também o Segundo Turno, garante o título estadual e a vaga na próxima Copa do Brasil.

SANTA CATARINA (4 VAGAS)
Com final definida, Santa Catarina já conhece seus quatro participantes, Avaí e Chapecoense finalistas do Campeonato Catarinense irão disputar a competição junto com Brusque e Criciúma, donos das melhores campanhas fora da final.

SÃO PAULO (5 VAGAS)
Estado com maior número de vagas, o estado de São Paulo tem os finalistas do Campeonato Paulista, Corinthians e Ponte Preta garantidos, a terceira vaga ficou com o Ituano campeão do interior. A quarta vaga vem do campeão da Série A2 que está nas semifinais, onde Água Santa e Bragantino fazem uma semifinal, e São Caetano e Rio Claro fazem a outra. A quinta e última vaga sai do campeão ou vice-campeão da Copa Paulista que deve ter início em julho. Assim como a Copa Rio, o campeão escolhe entre a vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro.

SERGIPE (2 VAGAS)
Também com disputa na final, Confiança e Itabaiana que disputam o título já garantiram vaga na Copa do Brasil de 2018.

TOCANTINS (1 VAGA)
O Campeonato Tocantinense também já está nas fases decisivas. Jogando fora de casa, o Sparta venceu o Gurupi por 4x0 e está próximo da final. Na outra semifinal o Tocantinópolis recebeu o Interporto e empatou em 2x2. O campeão será conhecido no dia 13 de maio.

VAGAS DIRETAS NAS OITAVAS-DE-FINAL
-Os seis clubes que conquistarem a vaga na Taça Libertadores da América de 2018 pelo Campeonato Brasileiro - Série A terão vaga garantida na Copa do Brasil do próximo ano direto nas Oitavas-de-final.
-O campeão da Copa do Nordeste também garante a vaga, Sport Recife-PE e Santa Cruz-PE fazem uma semifinal, enquanto Bahia e Vitória-BA fazem a outra.
-A outra vaga regional sai do campeão da Copa Verde. Paysandu-PA e Luverdense-MT decidem o título nos dias 4 e 16 de maio.
-O campeão da Copa do Brasil de 2017 também ganha a vaga. A competição termina dia 12 de outubro e tem Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo-RJ, Chapecoense-SC, Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Grêmio-RS, Internacional-RS, Palmeiras-SP, Paraná-PR, Paysandu-PA, Santa Cruz-PE, Santos-SP e Sport-PE.
-As outras duas vagas ficam em aberto. Se times brasileiros ganharem a Taça Libertadores e Copa Sul-Americana desse ano, ficam com as vagas, caso apenas uma das competições for ganha por um brasileiro, o campeão da Série B do Campeonato Brasileira ganha a vaga. Caso times brasileiros não ganhem as competições internacionais, o melhor colocado sem vaga para a Libertadores da Série A do Campeonato Brasileiro também ganha a vaga.

VAGAS POR RANKING
Os 10 clubes com melhor posição no Ranking da CBF de 2017 que não garantiram suas vagas pelos quesitos acima terão direito a participar da Copa do Brasil da próxima temporada. Atualmente os 20 times com melhor posicionamento e ainda sem vagas são os seguintes:

1) 1º Grêmio-RS
2) 2º Palmeiras-SP
3) 3º Santos-SP
4) 8º São Paulo-SP
5) 16º Figueirense-SC
6) 26º Santa Cruz-PE (Disputa o 3º lugar no Campeonato Pernambucano)
7) 27º Atlético-GO
8) 29º Náutico-PE (Disputa o 3º lugar no Campeonato Pernambucano)
9) 28º Joinville-SC (Deve ser ultrapassado no Ranking da CBF pelo Náutico)
10) 33º Paraná Clube-PR
11) 32º Bragantino-SP (Deve ser ultrapassado no Ranking da CBF pelo Paraná)
12) 35º Luverdense-MT (Disputa a final da Copa Verde)
13) 36º Sampaio Corrêa-MA (Disputa final do Segundo Turno do Campeonato Maranhense)
14) 38º Juventude-RS 
15) 41º Boa Esporte-MG
16) 42º Oeste-SP 
17) 40º Fortaleza-CE (Deve ser ultrapassado no Ranking da CBF por Boa Esporte e Oeste)
18) 39º Portuguesa-SP (Deve ultrapassada no Ranking da CBF por Boa Esporte, Oeste e Fortaleza)
19) 43º ASA-AL (Disputa o 3º lugar no Campeonato Alagoano)
20) 45º Londrina-PR

Ainda tem muita bola para rolar, 41 vagas ainda não tem dono e a Série A do Campeonato Brasileiro, as fases finais da Copa do Brasil, dos regionais e dos torneios continentais devem provocar muitas mudanças. Confira abaixo as equipes já classificadas por estado:

AC - Rio Branco
AL - CRB e CSA
BA - Bahia e Vitória
CE - Ceará e Ferroviário
DF - Brasiliense Ceilândia 
GO - Aparecidense, Goiás e Vila Nova
MA - Cordino
MT - Cuiabá e Sinop
MS - Corumbaense e Novoperário
MG - América, Atlético, Cruzeiro e URT
PA - Independente, Paysandu e Remo
PB - Botafogo e Treze
PR - Atlético, Coritiba e Cianorte
PE - Salgueiro e Sport
PI - Parnahyba
RJ - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco 
RN - ABC, América e Globo
RS - Caxias, Internacional e Novo Hamburgo 
SC - Avaí, Brusque, Chapecoense e Criciúma
SP - Corinthians, Ituano e Ponte Preta
SE - Confiança e Itabaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário