terça-feira, 4 de abril de 2017

Qual é o problema Uniclinic?

Partida entre Uniclinic e Náutico-PE pela Copa do Nordeste,
maior goleada da história da competição, 9x0.
Em março de 1997, o médico Vanor Cruz, amante do futebol fundou o Centro de Treinamento Uniclinic, hoje Uniclinic Atlético Clube. A equipe tinha uma visão diferente das demais, apostava em jovens atletas em destaque e em revelar valores. Logo no primeiro ano de fundação ganhou o Campeonato Cearense Juvenil, no primeiro ano como profissional foi campeão da Segunda Divisão Estadual.

O Uniclinic foi presença constante na elite cearense entre 1999 e 2008, não jogando apenas em 2003, quando foi vice-campeão da Segunda Divisão. O clube sofreu sua pior crise na história quando foi rebaixada para a Terceira Divisão em 2013, depois de figurar por cinco anos na Segundinha.

A partir do último rebaixamento, o Uniclinic só cresceu, foi campeão da Terceira em 2014, foi vice-campeão da Segunda em 2015, e em 2016 chegou de forma inédita na final do Campeonato Cearense, conquistando pela primeira vez as vagas para uma divisão do Campeonato Brasileiro, a Série D, além da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil.

Na Série D uma boa campanha, líder invicto de seu grupo na Primeira Fase, se classificando com a 10ª melhor campanha geral, acabou sendo eliminado pelo Itabaiana-SE na Segunda Fase e assim acabou o tempo de ouro da Águia da Precabura.

Justificando falta de condições financeiras, o Uniclinic informava a desistência da Copa do Nordeste 2017, o que causou um grande alvoroço já que a competição tem todas as viagens e hotéis pagos pela CBF e ainda paga R$ 600.000,00 de cota inicial como confirma o link (Clique Aqui).

O presidente do clube ainda divulgou que não tinha interesse de participar da competição (Clique Aqui) e não foi por menos, as campanhas foram vergonhosas. Na Copa do Nordeste foram 6 derrotas em 6 jogos, sendo quatro goleadas, sofrendo 24 gols e não fazendo nenhum, tendo a pior campanha entre todas as edições e sofrendo a maior goleada da história da competição, 9x0 para o Náutico.

Uniclinic também foi mal nas outras competições
do ano. (Foto: Fábio Lima/O Povo)
Na Copa do Brasil um adversário complicado, tradicional, mas em má fase. A Portuguesa que na época da partida sofria lutando contra a zona de rebaixamento da Série A-2 do Campeonato Paulista (Segunda Divisão) não se intimidou e despachou o Uniclinic vencendo por 2x1 no Domingão. No Campeonato Cearense, o Uniclinic só escapou do rebaixamento na última rodada ao empatar com o time reserva do Ceará, ficando em 8º lugar das 10 equipes que disputavam o torneio e garantir seu lugar nas Quartas-de-Final contra o próprio Ceará. Em dois jogos, duas derrotas, 3x1 e 4x1 terminando o primeiro semestre do clube.

Se a vergonha já era muita, conseguiram piorar. O presidente Vanor Cruz decidiu que não quer mais investir em futebol e retirou a equipe da disputa da Série D desse ano (Clique Aqui), deixando o Guarany de Sobral que fora rebaixado no estadual com a vaga.

Agora fica a dúvida, qual é o problema? Como com R$ 600 mil em caixa (só da Copa do Nordeste), fora a chance de patrocínios e visibilidade, fora as possibilidades de boas cotas caso avançassem na Copa do Brasil e até na Copa do Nordeste, como justificar falta de dinheiro? Porque só agora o empresário, mais uma vez (Clique Aqui), diz não querer investir em futebol? O Uniclinic apresenta no momento um atraso no futebol cearense e sua gerência mostra total desprezo pela competição e pelo trabalho de seus atletas e funcionários nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário