quinta-feira, 6 de abril de 2017

Concachampions e o domínio mexicano

Mexicanos do Monterrey campeões da Concacaf
Champions League em 2011

A CONCACAF que representa os países das Américas do Norte e Central, além das nações do Caribe, possui sua própria Champions League, apelidada de 'Concachampions'. Criada em 1962, era chamada de Champions Cup até 2008. 

Apesar de ser um pouco ignorado por mexicanos e americanos nas primeiras décadas, o torneio tinha amplo domínio das equipes do México, as únicas edição sem times do país entre os 4 primeiros foram as que contaram com a desistência dos mesmos. 

Na edição 2016-2017, o Tigres que eliminou o canadense Vancouver Whitecaps enfrenta o Pachuca que eliminou os americanos do FC Dallas, fazendo pelo segundo ano seguido uma final mexicana. Os mexicanos venceram todos os troféus desde 2006 e em apenas três oportunidades, em 2008 com o Deportivo Saprissa da Costa Rica, em 2010-2011 com o Real Salt Lake dos Estados Unidos e em 2014-2015 com o Montreal Impact do Canadá, a final não foi entre dois clubes mexicanos. A diferença é tão absoluta que em 2009-2010 e 2015-2016, os quatro semifinalistas eram do México.

A última decisão sem mexicanos foi em 2004 quando o  Alujaelense venceu o Deportivo Saprissa, em final costa riquenha. Em 52 edições, foram 33 títulos conquistados pelo país latino da América do Norte, tendo ainda cinco finais perdidas para clubes de outros países. 

Francês André-Pierre Gignac do Tigres, convocado
e vice-campeão da última UEFA Euro, em 2016
Mesmo com o crescimento dos clubes americanos e canadenses com o fortalecimento da Major League Soccer, a liga norte-americana ainda aposta bastante em jogadores em reta final de carreira, enquanto os clubes mexicanos investem bastante em bons jogadores do futebol latino americano.

Na última Copa América Centenário, disputada em 2016, a Liga MX do México tinha atletas em 10 das 16 equipes, sendo a liga com maior número de jogadores convocados, 36 no total. Na última Copa do Mundo, em 2014, foi o 7ª país ao lado da Turquia a ceder mais jogadores para as seleções, com 26 convocados no geral, atrás da Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha, França e Rússia, ficando a frente de Holanda, Brasil, Argentina e Portugal. Foi inclusive junto com Catar, Arábia Saudita, Austrália, Canadá e Estados Unidos, os únicos países de fora da UEFA a terem atletas convocados para UEFA Euro de 2016. 

O domínio é claro e absoluto, a diferença de planejamento e financeira é latente mesmo com o crescimento da MLS. Por quanto tempo os mexicanos irão ser soberanos na Concacaf? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário