segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Futebol: Paixão ou razão?


Muitos anos atrás, participava de um grupo no Orkut chamado "Doentes Por Futebol", a rede social acabou e o grupo migrou para Facebook e VK, mas o mais importante, ele cresceu. Virou site, cobriu Seleção Brasileira, é referência e os membros do passado foram virando nomes conhecidos do Jornalismo Esportivo nacional, como Leonardo Bertozzi da ESPN, Raphael Rezende da SporTV, André Rocha da Esporte Interativo, entre outros. Por lá, os que não eram do grupo, nós chamávamos de "populares", o torcedor comum que não se importava com tática, conhecimento, só queria saber do time ou da bola, esbravejava seu conhecimento e opiniões, que quase sempre estava na nossa discordância.

Algo que eu sempre discordei foi essa ideia de que torcedor é paixão e não razão. Sempre vi isso como uma maneira de tapar a falta de qualidade na imprensa esportiva de uma forma geral, uma falta de conhecimento, despreparo, ou simplesmente querer jogar para o público. Quando comecei a trabalhar com futebol, escrevendo e comentando, dez anos atrás para o E-Futebol, eu certamente via o esporte de uma forma. Hoje com mais experiência, tendo trabalhado em mais veículos, conhecendo outros jornalistas, técnicos, jogadores, amadureci minha visão sobre o esporte, sei que não é simplesmente entrar com onze caras bons de bola em campo e acabou, futebol não é matemática exata, ele pode ser até previsível por muitas vezes, mas não é certo e basta o desconhecimento, a falta de preparo, para que um adversário bem inferior consiga vencer um bem mais forte.

Sempre gostei de tática, de acompanhar preparação e os pormenores internos dos clubes. Sou um aficionado por recordes, curiosidades e estatísticas, acho que elas fazem uma diferença enorme no dia-a-dia da profissão. Ainda sou um mero amador, tenho meu blog, escrevo para um site, mas vejo futuro nele. Quero trazer algo diferente, maior, completo e principalmente, quero respeitar o leitor. Quando chamam o torcedor de passional, vejo que o chamam de selvagem, instintivo, mas nunca o tratam com respeito, nunca o dão o que realmente acontecem, nunca dão profundidade a ele. Nem sempre o jogador está mal porque erra, nem sempre a falha tática é culpa do técnica, nem sempre quando o time está em crise é culpa do dirigente, nem sempre quando um impedimento é mal marcado é culpa da arbitragem. Todos querem comentar os erros e acertos, principalmente os erros, porque quando se acerta, ninguém quer dar espaço porque não sabem o que causou aquilo, mas quando erra, existem vários profetas do apocalipse, que apontam erros, são profissionais nisso, mas nunca sabem a solução para isso e o torcedor? Fica sem saber o que fazer, vira irracional e passional, porque acredita que não tem solução e o futebol só perde com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário