quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Troféu Asa Branca, para quê mesmo?

Ceará e Flamengo se enfrentando em 2011
(Foto: O Globo)
Nos últimos dias acompanhávamos o Flamengo tentando marcar amistosos pela região Nordeste, Ceará, Santa Cruz e outros times eram procurados. Pensando nisso, Ceará, Flamengo, a Liga Nordeste e a Esporte Interativo resolveram criar o "Troféu Asa Branca", torneio entre o Campeão do Nordeste e uma força do futebol brasileiro.

Muitos nordestinos ficaram ofendidos, eu particularmente não, mas entendo que houve um erro de leitura dos organizadores. Tudo bem que é apenas um torneio amistoso, mas qual a necessidade do estardalhaço em cima dele? Porque um grande força do Brasil? Porque logo o Flamengo? Justamente o time mais perseguido pelos movimentos anti-misto. A emissora, Esporte Interativo, a qual sou grato por abrir espaço para o Nordeste, mesmo sabendo que pelo olhar empresarial somos um ótimo mercado deu uma nova bola fora. A primeira com a Copa Verde e as drásticas mudanças de regulamento, virada de mesa, retirando clubes que ganharam a vaga no campo para pôr times de melhor audiência.

Claramente incomoda a todos a expressão "grande clube brasileiro" na escolha do Flamengo. A Copa do Nordeste desde que voltou em 2013 vem sendo um sinônimo de organização, quase sempre organizada de maneira perfeita, um modelo exemplar a ser seguido para o resto do país. Ao invés de trazer o Flamengo, poderia ser uma disputa contra o Cuiabá-MT, campeão da Copa Verde, ou o Corinthians ou Palmeiras, campeões da Série A e Copa do Brasil, mas qual o critério do Flamengo? Sempre volta ao mesmo, audiência e dinheiro. O problema é que sempre querem investir no certo, raramente querem apostar.

Alguns podem não entender, mas os times do Nordeste lutam pelo seu sofrido espaço, lutam pela sua mídia, lutam diariamente para bater de igual para igual com os clubes de outros centros, temos a vantagem de sermos uma região relativamente "bairrista" e muitos adotarmos os clubes locais, diferentes da maioria dos estados do Norte e Centro-Oeste (por favor, mudem essa realidade), mas mesmo assim, a presença das torcidas de fora ainda é forte e maciça, prejudica muito as receitas locais e um jogo como esse claramente não ajuda, queremos mérito e não lucro, ele será resultado do nosso crescimento.

3 comentários:

  1. Olhando pelo lado de ser um amistoso, chamar o maior clube do Brasil (termos de torcida) faz com que o Brasil olhe pro castelão no dia do jogo, faz com que o nordeste seja visto, não vejo porque tanto mimimi só por ser o flamengo.
    Não vejo como bola fora, pois hoje, pra um jogo de pré temporada pra encher o estádio, só vejo o flamengo e coríntias com esse estandarte todo. E como o coríntias vai está em pré temporada em outro país, acho sim que foi uma fantástica bola dentro do EI e da liga nordeste.
    O mimimi formada em cima deste jogo é por causa dos mistos, mas tirando isso, em termos de dinheiro, arrecadação, e visibilidade no país, foi uma bola dentro magnifica.
    Mas isso é apenas a minha opinião, apenas isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é para ter público considerável por que não chamaram Boca Juniors, River Plate, Universidad de Chile, Peñarol , etc?

      Excluir
    2. A verdade é que querem empurrar o Flamengo para o Nordeste. Para não perderem os mistos.

      Excluir