terça-feira, 8 de dezembro de 2015

As grandes falácias do futebol


Motivado pelas coisas que leio internet a fora, resolvi fazer essa postagem sobre as mentiras do futebol, aquelas que foram repetidas tantas vezes que viraram verdade, sendo muitas vezes faladas até pela imprensa. Escolhi quatro delas para começar e pelo tempo farei outras:


-Argentina 6x0 Peru em 1978
Dona de um futebol pouco envolvente, a Argentina chegou precisando vencer por quatro gols para bater a Seleção Peruano para precisar avançar até a final. Eliminados, os peruanos tinham perdido por 3x0 para o Brasil e 1x0 para a Polônia, que os tirava até da decisão do 3º lugar. O país andino então resolveu sacar alguns jogadores e com a pressão argentina conseguiam jogar bem e perdiam por 1x0 até gol de Kempes no final do primeiro tempo. A Argentina achou dois gols logo no início da partida e o Peru vendido acabou como o Brasil para a Alemanha em 2014, 6x0 e o resto é história. Chegaram até a envolver a máfia colombiana no episódio, mas esquecem um ano antes, o Peru perdeu de 3x0 em Lima.

-Zidane se aposentou no auge
É inegável que Zizou foi um dos melhores jogadores da história. Suas passagens brilhantes pela Juventus, Real Madrid e Seleção Francesa dizem tudo sobre isso, mas o astro francês ao se aposentar em 2006 aos 34 anos já não estava mais no auge de sua forma. Zidane vinha de duas temporadas irregulares e até ruins como membro dos galáticos, na Copa mesmo fez uma Primeira Fase esquecível, empatando com Suíça e Coréia do Sul, passando com dificuldade em um 2x0 sobre Togo, ficando apenas em segundo lugar de seu grupo. Sua estrela começou a brilhar apenas aos 35 minutos do 2º tempo do jogo das Oitavas contra a Espanha, dali para frente todos vimos o canto do cisne de Zinedine, mas a fase dele já não era a mesma, tanto que se aposentou porque não teria seu contrato com o Real renovado.

-Edmundo melhor do mundo em 1997
Sem dúvidas ele teve um dos melhores Campeonatos Brasileiros da história naquele ano, foi o grande craque do Vasco campeão, mas vale lembrar que primeiro, o melhor do mundo naquele ano era Ronaldo, no auge, pela Internazionale. Vale lembrar que o "Animal" não teve um bom primeiro semestre, viu o Vasco perder o título estadual para o Botafogo, sequer disputou a artilharia, fazendo apenas metade dos gols do artilheiro (e com menos partidas) Romário, 18. Na Copa do Brasil, caiu logo na 2ª Fase para o Atlético-PR. Mesmo assim foi para a Copa América e para o Torneio da França, marcou 2 gols, os dois na Copa América, sendo um na final contra a Bolívia, substituindo Romário suspenso. Edmundo não foi o melhor do mundo, 6 meses não são suficientes para isso.

-Sneijder melhor do mundo em 2010
Campeão de tudo pela Internazionale, artilheiro e vice-campeão da Copa do Mundo em 2010, Sneidjer se viu perdendo o prêmio para Messi e ainda ficou atrás dos campeões mundias, Xavi e Iniesta. Campeão italiano, viu Diego Milito ser eleito melhor jogador do torneio. Na Copa Itália, marcou o gol contra o Livorno ainda nas Oitavas, mas viu Balotelli, Eto'o e Milito decidirem para sua equipe. Na final, Sneijder saiu de campo aos 5 minutos de jogo e viu novamente Milito decidir. Ficou de fora do Mundial de Clubes, na Supercopa Italiana viu Eto'o ser o nome do jogo, fez bela Champions, na final deu assistência na final, mas não fez boa partida, viu novamente Milito decidir marcando os dois gols, sendo o "man of the Match" e depois bater Messi na eleições de melhor da UEFA. No segundo semestre não jogou bem e sofreu com contusões, inclusive o tirando do Mundial como mencionado antes. Na Copa desencantou, foi muito bem e decisivo em partidas difíceis como contra o Brasil, mas fez uma final horrorosa e viu o título que poderia lhe dar o prêmio sair pelas mãos. Mas como dar o prêmio para um jogador que só jogou seis bons meses? Não foi o melhor do seu clube? Nem do principal torneio que jogou na temporada? Até posso concordar que Messi não foi o melhor do mundo naquele ano, apesar dele ter sido artilheiro do Espanhol, da Champions, líder de assistências da Copa e Chuteira de Ouro, antes de Sneijder ainda tinham Xavi e Iniesta, como a FIFA bem disse nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário